ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Espaço Pet

Após morte de cachorro em transporte aéreo, deputados acionam ministro

No início da tarde, o deputado Marangoni já havia protocolado dois requerimentos, de informações -- cobrando o ministério sobre as regras para o transporte de animais em voos domésticos e internacionais no âmbito da ANAC

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 24/04/2024 12:30
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 24/04/2024
Compartilhar

No início da tarde, o deputado Marangoni já havia protocolado dois requerimentos, de informações — cobrando o ministério sobre as regras para o transporte de animais em voos domésticos e internacionais no âmbito da ANAC

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retrieve
Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol. Foto: Arquivo pessoal 

Os deputados, federal Marangoni (União/SP), e estadual Rafael Saraiva (União/SP), se encontraram na noite desta terça-feira (23/04) com o ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, para cobrar providências urgentes relacionadas ao transporte aéreo de animais.

A reunião ocorreu em pedido de urgência, após a morte de um golden retriever, de cinco anos, ganhar repercussão nacional. O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas foi colocado em um avião que embarcou para Fortaleza (CE).

No início da tarde, o deputado Marangoni já havia protocolado dois requerimentos, de informações — cobrando o ministério sobre as regras para o transporte de animais em voos domésticos e internacionais no âmbito da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e, o outro, de apreciação e melhorias no texto do PL 3759/2020, que prevê o transporte aéreo de animais domésticos.

“Animal não é bagagem e essa história não pode acabar assim, como mais um caso de repercussão na mídia. Precisamos de medidas exequíveis a nível nacional. Tivemos uma conversa franca com o ministro, que se prontificou a nos atender, nem que para isso tenhamos que criar novas regras ou alterações na lei”, disse Marangoni.

Os deputados, que tem juntos um escritório voltado para a causa animal, reforçam a importância dessa parceria com o ministério para que outros casos não voltem a acontecer.

Para Saraiva, houve falha da Gollog — empresa responsável pelo transporte do pet. “Era para ser um viagem simples de avião e virou um pesadelo para o Joca (animal), família e todos que são envolvidos com a causa animal. A empresa não acionou veterinário, foi negligente. Essa causa agora também é nossa e exigimos justiça”, disse o deputado estadual, que deverá colaborar com o novo texto do PL.

Caso

O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas foi colocado em um avião que embarcou para Fortaleza (CE) e, somente após essa falha, que foi mandado de volta para Guarulhos. Quando o tutor, o engenheiro João Fantazzini, chegou para encontrá-lo, o cãozinho já estava morto.

De acordo com o tutor, o veterinário tinha dado um atestado indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia, mas com o erro, ele ficou quase oito horas no avião.

A família alega que o cachorro não recebeu os cuidados necessários da empresa. A companhia aérea afirma que acompanhou o animal em todo o trajeto e que o falecimento foi inesperado, já em São Paulo, depois que ele retornou. O caso será investigado.

- Públicidade -
Tags:animais domésticocachorrocahorrodeputado marangoniespaço petinternacionaismortemorte de cachorropetrafael saraivatransporte aéreovoo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior terceiro preso Polícia prende 3º criminoso que participou de latrocínio contra médico em SBC
Próximo artigo Medicina ABC fará manifestação em frente ao Hospital Mário Covas Medicina ABC fará manifestação em frente ao Hospital Mário Covas

Últimas notícias

Recomendadas

Consórcio ABC retoma diálogo com lideranças do futebol amador da região
Santo AndréPolítica

Consórcio ABC retoma diálogo com lideranças do futebol amador da região

18/01/2026
Nova cela de Bolsonaro é cinco vezes maior que a da PF e inclui cozinha e lavanderia
BrasilPolítica

Nova cela de Bolsonaro é cinco vezes maior que a da PF e inclui cozinha e lavanderia

16/01/2026
Guto Volpi assume presidência do Conselho Fiscal da APRECESP
Ribeirão PiresPolítica

Guto Volpi assume presidência do Conselho Fiscal da APRECESP

16/01/2026
Santo André terá duas feiras de adoção de animais neste fim de semana
Santo AndréEspaço Pet

Santo André terá duas feiras de adoção de animais neste fim de semana

16/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?