ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Prefeitos do ABCD apoiam atuação das GCMs com poder de polícia

Assembleia do Consórcio ABC também recebeu diretor do Procon-SP e coordenador estadual da Defesa Civil

Gislayne Jacinto
Última atualização: 07/09/2022 20:05
Por Gislayne Jacinto
Publicado 30/08/2022
Compartilhar

Assembleia do Consórcio ABC também recebeu diretor do Procon-SP e coordenador estadual da Defesa Civil

prefeitos do ABCD durante reunião
Prefeitos do ABCD apoiam atuação das GCMs com poder de polícia. Foto: Divulgação

Os prefeitos do ABCD, reunidos nesta terça-feira (30/08), no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, reforçaram o apoio à atuação das Guardas Civis Municipais (GCMs) no suporte às forças de Segurança Pública.

Durante a reunião, os prefeitos apoiaram a manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal) que dá respaldo ao trabalho das GCMs. Além disso, ressaltaram que as atribuições das GCMs estão elencadas e definidas no Estatuto das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014). Também destacaram que a Lei 13.675/2018, responsável por implementar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), lista as GCMs como operadores e integrantes estratégicos do SUSP.

A Assembleia Geral do Consórcio ABC reforçou ainda o compromisso dos prefeitos com a segurança pública nas sete cidades e ratifica a parceria dos municípios com os demais órgãos de segurança.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o objetivo da manifestação do colegiado é garantir que as GCMs das sete cidades tenham tranquilidade e segurança para atuar.

“As cidades ajudam e atuam muito no quesito da segurança pública por meio das nossas Guardas Civis. Com a decisão do STF, as GCMs podem atuar dentro da legislação, com a mesma atuação que vinham desempenhando”, afirmou Paulo Serra.

Procon

Os prefeitos receberam o diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP, João Bôrro, que apresentou um balanço da atuação do Procon Consórcio ABC. O equipamento, inaugurado em 2020, é resultado do primeiro convênio do Brasil entre um órgão de proteção e defesa dos direitos dos consumidores e um consórcio público.

O Procon Consórcio ABC dá apoio técnico aos Procons Municipais e reforça a interlocução com grandes ofensores do direito do consumidor. Além disso, participa de ações fiscalizatórias, incluindo operações especiais, em parceria com o Núcleo Regional de Santos do Procon.

Além disso, promoveu ações educativas voltadas ao consumidor e aos profissionais dos Procons Municipais, por meio do Programa Regional de Capacitação e de Orientação para o Consumo em parceria com a Escola de Governo e de Desenvolvimento Regional.

“O Procon Consórcio ABC é um modelo inédito no Brasil, reforçando a defesa dos direitos do consumidor nas sete cidades. Por meio dele estamos desenvolvendo projetos que pretendemos levar para outros Procons no Estado de São Paulo”, afirmou Bôrro.

Defesa Civil

A pauta da reunião incluiu um balanço sobre as ações preventivas da Defesa Civil Estadual para evitar a ocorrências de desastres. Para falar sobre a temática, os prefeitos receberam o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira. O represente do Governo do Estado detalhou ações de apoio aos munícipios para prevenção, mitigação e preparação para a redução de riscos de desastres.

“O Grande ABC tem áreas sujeitas a deslizamentos e enchentes. A região está com um sistema de Defesa Civil bem fortalecido, mas queremos reforçar ainda mais. Por isso, estamos abrindo as portas da Defesa Civil para atuarmos cada vez mais junto aos municípios”, afirmou o coordenador estadual.

 

Tags:assembleiaatuaçãoconsórcio intermunicipalgcmsprefeitosSTF

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior micro-ônibus de Diadema Vereador de Diadema denuncia que vários micro-ônibus novos estão sem uso
Próximo artigo prisão de criminoso PM prende ladrão em São Caetano por furto de caminhonete; Veja vídeo

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026
Copa do Mundo
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Veja como ficou após os gols de Mbappé
18/07/2026
INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026

Recomendadas

Pórtico do Free Flow que cobraria pedágio no Pós-Balsa será retirado, diz prefeito de São Bernardo
São BernardoPolítica

Pórtico do Free Flow que cobraria pedágio no Pós-Balsa será retirado, diz prefeito de São Bernardo

16/07/2026
TCE rejeita contas da gestão Filippi de 2022 e aponta rombo financeiro, deficit em creches e problemas na saúde
DiademaPolítica

TCE rejeita contas da gestão Filippi de 2022 e aponta rombo financeiro, deficit em creches e problemas na saúde

15/07/2026
Em visita ao Instituto Mauá de Tecnologia, presidente destaca o potencial dos biocombustíveis frente às crises internacionais e reforça o papel da educação no desenvolvimento do país
São CaetanoPolítica

Em São Caetano, Lula defende liderança do Brasil na transição energética e anuncia testes para elevar biodiesel a 25%

13/07/2026
Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro por 90 dias; Moro critica decisão e cita as 572 visitas que Lula recebeu. Foto: Agência Senado/Carlos Moura
BrasilPolítica

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro por 90 dias; Moro critica decisão e cita as 572 visitas que Lula recebeu

13/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?