ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Polícia Municipal de São Bernardo: cidade altera nome da GCM

Alteração, já aprovada na Câmara, segue a linha de decisão do STF de que corporação pode realizar policiamento ostensivo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 28/02/2025 00:21
Por Gislayne Jacinto
Publicado 26/02/2025
Compartilhar
GCM de São Bernardo
Polícia Municipal de São Bernardo: cidade altera nome da GCM. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão de Marcelo Lima, obteve nesta quarta-feira (26/2) aval legislativo para alterar o nome da Guarda Civil Municipal (GCM), que passará a ser denominada Polícia Municipal de São Bernardo. A Câmara aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que segue a linha de decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A oficialização da mudança do nome da GCM será formalizada na próxima sexta-feira (28/2), com a publicação da sanção do prefeito Marcelo Lima no Notícias do Município. Na última sexta-feira, a Corte concluiu a votação e deliberou que os guardas municipais podem fazer o policiamento urbano em prol da segurança pública, desde que respeitadas as atribuições das polícias Civil e Militar, declarando pela legalidade da medida.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que os moradores de São Bernardo se sintam mais seguro e, hoje, é um dia que ficará na história. A Câmara Municipal não aprovou apenas uma mudança de nome da nossa força de segurança. Ela ratificou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que confirmou que as guardas municipais estão aptas para realizar o policiamento ostensivo. É uma mudança que traz o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pela corporação”, declarou o chefe do Executivo municipal.

A GCM de São Bernardo tem o segundo maior efetivo de São Paulo, com 1.005 agentes municipais. “O nosso efetivo já desempenha esse trabalho, com ações ostensivas e comunitárias, inclusive realizando prisões em flagrante, mas com a decisão do STF nossos guardas terão mais segurança jurídica no desempenho da sua função, que é proteger a população que mora e transita pela nossa cidade”, corroborou o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Topalian.

câmara de são bernardo
Alteração, já aprovada na Câmara, segue a linha de decisão do STF de que corporação pode realizar policiamento ostensivo. Foto:

DIRETO AO PONTO

Uma das primeiras ações efetivas de segurança da atual gestão foi a Operação Direto ao Ponto, que, desde janeiro deste ano, realiza trabalho intensivo no combate à criminalidade e na manutenção da segurança pública. Durante essas primeiras semanas da ação foram executadas diversas atividades preventivas. A operação teve como destino as principais paradas de ônibus no município, algumas delas localizadas na Avenida do Taboão, 31 de Março, João Firmino, Humberto de Alencar Castelo Branco, Água Funda, Senador Vergueiro, Rio Acima e Tiradentes, entre outras.

CONJUNTO

Em outra frente de atuação, a guarda municipal em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil efetiva, desde o início de fevereiro, operações de combate à criminalidade na cidade. A partir desta quinta-feira (27/2), a PM e a GCM de São Bernardo realizam desdobramento da Operação Hércules. A medida tem nova ofensiva dentro da proposta de prevenção de roubos e furtos em diferentes regiões da cidade, reforçando o patrulhamento ostensivo.

Na terça-feira (25/2), a força de segurança municipal iniciou a 1ª operação conjunta da atual gestão com a Polícia Civil. Denominada Unitatem, a ação visa coibir crimes patrimoniais, principalmente na região central estendida, além de proteger o público em sua saída do trabalho e no retorno das aulas em universidades.

Tags:aprovaçãocâmaraGCMmudançanomepolícia municipalsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Durante a abordagem, os policiais encontraram oito galões cheios de gasolina no porta-malas do veículo do suspeito Homem é preso por furtar 340 litros de gasolina em Mauá
Próximo artigo Motociclista perde a vida em acidente na avenida Lions, em SBC Motociclista perde a vida em acidente na avenida Lions, em SBC

Últimas notícias

Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes
Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes
09/12/2025
Gesto inclusivo no Natal: Papai Noel aprende libras e conduz festa para crianças surdas em Mauá
Gesto inclusivo no Natal: Papai Noel aprende libras e conduz festa para crianças surdas em Mauá
09/12/2025
Operação contra desordem recolhe 11 veículos irregulares no Parque Miami, em Santo André
Operação contra desordem recolhe 11 veículos irregulares no Parque Miami, em Santo André
09/12/2025
homem foi conduzido ao 6º Distrito Policial de Santo André, onde a ocorrência foi registrada.
Homem é preso manter esposa em cárcere privado e agredi-la em Santo André
09/12/2025
Passageira de moto de aplicativo morre atropelada por carreta em Diadema
Passageira de moto de aplicativo morre atropelada por carreta em Diadema
09/12/2025

Recomendadas

Confronto fatal em São Bernardo: indivíduo morre após fazer disparos contra a PM
São BernardoCidades

Confronto fatal em São Bernardo: indivíduo morre após fazer disparos contra a PM

09/12/2025
GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias
São BernardoCidades

Vídeo mostra momento da prisão de uma quadrilha em São Bernardo

09/12/2025
Tite Campanella envia à Câmara projeto que garante abono de até R$ 1.100 a educadores
São CaetanoPolítica

Tite Campanella envia à Câmara projeto que garante abono de até R$ 1.100 a educadores

09/12/2025
Viaduto do BRT-ABC da Engenharia Mauá está 75% concluído
São BernardoCidadesSão Caetano

Viaduto do BRT-ABC da Engenharia Mauá está 75% concluído

09/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?