Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Polícia faz busca e apreensão na Câmara de Rio Grande da Serra

Cinco viaturas da Polícia Civil estão no prédio do Legislativo nesta sexta-feira

Última atualização: 16/12/2021 15:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 16/12/2021
Compartilhar

Cinco viaturas da Polícia Civil estão no prédio do Legislativo nesta sexta-feira

viaturas da polícia civil
Polícia faz busca e apreensão na Câmara de Rio Grande da Serra. Foto: Divulgação

A Polícia realizou nesta sexta-feira (10/12) busca e apreensão de documentos na Câmara de Rio Grande da Serra por conta dos processos de impeachment que foram feitos contra o prefeito Claudinho da Geladeira (Podemos).

O chefe do Executivo havia entrado na Justiça alegando que houve falsificação de documentos. Ele apresentou em 5 de novembro denúncia de suposta falsidade ideológica nos documentos apresentados pelo comerciante Eduardo de Jesus Dias, à Delegacia de Polícia do município. Há suspeitas de que as rubricas e assinaturas feitas no documento apresentado aos parlamentares, que serviram como base para pedido de cassação, tenham sido falsificadas.

Os advogados pediram para que fosse instaurado um inquérito policial para investigar se houve delito de Dias ou se ele foi vítima de falsificação. A Comissão Processante, criada pelos parlamentares de Rio Grande da Serra para dar andamento ao processo de cassação, foi afetada por conta dessa denúncia e a Justiça concedeu liminar nesta quinta-feira (09/12) impedindo a votação da cassação contra o prefeito.

Para a defesa de Claudinho da Geladeira, o comprovante do protocolo de requerimento, apresentado por Dias em 13 de setembro, não apresenta carimbo oficial, assim como não revela o nome do servidor que protocolou o documento. O comprovante de protocolo confere segurança para quem peticiona, como para o órgão em que se exerce o direito de petição.

Segundo os advogados de Claudinho, há também discrepâncias nas rubricas feitas nas folhas do requerimento, causando dúvida de sua autoria.

Eduardo de Jesus Dias protocolou a denúncia contra Claudinho da Geladeira sob argumento de que ele infringiu a LOM (Lei Orgânica do Município) e o regimento interno quando deixou de retornar aos requerimentos aprovados pela casa, bem como por não tornar pública a portaria de nomeação de funcionários comissionados. O prefeito foi denunciado por crime de improbidade administrativa e a Câmara instaurou duas Comissões Processantes, uma delas baseada nas denúncias de Dias, para iniciar o processo de cassação.

Liminar

Durante despacho de liminar nesta quinta-feira o juiz Alexandre Chiochetti Ferrari, da Vara Única do município, citou depoimento de uma testemunha que declarou ter havido problemas na documentação. Diante das informações, o juiz suspendeu todo o processo contra o prefeito.

“Não se pode desconsiderar que as afirmações são graves e revelam inclusive suposta motivação por trás da deflagração dos processos de cassação do prefeito, de modo que, por cautela, até que os fatos sejam suficientemente esclarecidos, os  trabalhos devem ser suspensos, para se garantir a lisura do procedimento”, afirmou o magistrado.

Leia trecho do despacho do juiz:

“Paralelamente ao andamento dos processos de cassação, em inquérito policial instaurado com a finalidade específica de investigar a prática em tese de crime de falso, aportaram informações no sentido de que não apenas as assinaturas e rubricas apostas na denúncia de fls. 37/54 seriam falsas quanto ao seu apontado subscritor, como, ainda, a iniciativa que levou a isso teria partido do Presidente e do advogado da Câmara, do vereador Marcelo Alves e de outras pessoas não identificadas.

Este é o teor do depoimento prestado à Polícia Civil por Gabriel Henrique Afonso Campagnoli, ex-assessor parlamentar do Presidente da Câmara, a seguir transcrito na íntegra:

 “Sabendo ler e escrever, às de costume disse nada. Testemunha compromissada na forma da Lei prometeu dizer a verdade de tudo o que soubesse e lhe fosse perguntado. Inquirido pela Autoridade Policial, respondeu que foi chefe de assessoria parlamentar junto à Câmara dos Vereadores de Rio Grande da Serra, no período de janeiro a setembro deste ano de 2021 e estava atrelado ao gabinete do presidente da Câmara o vereador Charles Fumagali.

Entre os meses de julho e agosto recebi a incumbência do vereador Charles Fumagali de fazer o levantamento de todos os requerimentos que haviam sido encaminhados à Prefeitura e não havia sido respondidos, fiz o levantamento haviam dezessete (17) em aberto, dos quais apenas cinco (5) já haviam sido protocolados junto a Prefeitura.

Ocorre que Charles entendeu que seriam poucos e pediu para dar um jeito de colocar todos os 17 como se tivessem sido protocolados. Eu tive a ideia de dizer que dentro do oficio SEC de um número que não me recordo estpreliminaesavam inseridos os requerimentos não protocolados o que foi feito, sendo alterado o documento ofício SEC, no sistema Word, mantendo-se o livro protocolo, pois lá consta o número do oficio SEC apenas.

Informa depois de exonerado de seu cargo ainda mantinha estreita relação com o presidente da Câmara, o vereador Charles Fumagali e foi procurado pelo mesmo em meados de setembro sendo perguntado se seria possível burlar o sistema E-SIC, que se trata de um sistema da Câmara pelo qual cidadão solicita informações, com base no princípio do direito à informação, tendo informado a Charles de que não era possível burlar o sistema. Essa pergunta de Charles me foi feita tendo em vista meus conhecimentos técnicos em informática. Me interessei em saber do que se tratava e soube por meio do advogado da Câmara Dr. Luiz Carlos que seria efetuado um protocolo de pedido de informações com data retroativa ao que indaguei sobre o protocolo, pois há um livro de protocolos, e segundo soube iriam arrumar um espaço no livro para inserir este protocolo, este é o livro de recebimento de documentos pela Câmara, protocolo interno.

Neste momento já sabia do que se tratava, pois sabia que os requerimentos da Câmara para a Prefeitura, os quais seriam usados como base para o pedido de afastamento do prefeito estavam preparados, o que soube pelo advogado da Câmara Dr. Luiz. Estava na residência da vice-prefeita alguns dias antes da data do afastamento do prefeito, na mesma semana deste fato, e lá estando ouvi a conversa entre o vereador Marcelo Alves e outra pessoa que estava conversando com ele por telefone de que se o rapaz não pudesse assinar a petição era só arrumar uma cópia da sua identidade que assinariam em seu lugar.

 Não sabe dizer quem assinaria. Indagado se com o afastamento do prefeito pela Câmara foi nomeado para algum cargo junto à Prefeitura afirmou que sim, tendo sido nomeado como chefe de setor, lotado na Secretaria de Finanças, o que chegou a ser publicado oficialmente, mas com retorno do prefeito houve a exoneração. Após a instauração deste procedimento investigatório fui procurado tanto pelo vereador Charles quanto pelo advogado Dr. Luiz, pelos telefones celulares deles, para o meu antigo número que era 9-59220650, operadora TIM, num domingo após a publicação nas mídias sociais do pedido de investigação que queriam saber se eu tinha conhecimento que tinha sido citado neste procedimento, ao que afirmei que até então não sabia sobre minha citação.

Com receio de represália mudei o número do meu telefone celular e meus contatos pelas mídias sociais. No dia 12 de novembro o vereador Charles ligou duas vezes para o meu pai, e no dia 16 deste mês recebi a visita, na minha residência, do senhor Everton, que é ex-secretário adjunto de comunicação da Prefeitura e ligado ao grupo da família Fumagali. Everton queria saber sobre minha citação na investigação deste procedimento e me chamou para irmos tomar uma cerveja e conversarmos sobre os fatos, o que neguei, pois não quis me expor. Nada mais disse nem lhe foi perguntado.” (fls. 262/263).

Outro lado

O presidente da Câmara, Charles Fumagalli, foi procurado para comentar o fato de a Polícia estar na Câmara, mas até o fechamento da reportagem não havia dado retorno.

Mais informações em breve

 

Tags:busca e apreensãopolícia civilpolíticario grande da serra

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior doria e prefeitos Doria anuncia Praça da Cidadania para São Bernardo, Diadema e Mauá
Próximo artigo operação Mais de 700 criminosos são detidos em seis meses de operações no ABCD

Mais lidas

São Caetano conquista 44 medalhas nos Jogos da Terceira Idade de Santo André
São Caetano conquista 44 medalhas nos Jogos da Terceira Idade de Santo André
12/05/2025
GCM de São Bernardo prende suspeito de abuso ao lado da Arena Caixa
GCM de São Bernardo prende suspeito de abuso ao lado da Arena Caixa
12/05/2025
Falecimento de dois motoboys gera comoção e homenagens em Rio Grande da Serra
Falecimento de dois motoboys gera comoção e homenagens em Rio Grande da Serra
12/05/2025
Com ordem de serviço, UPA Vila São Pedro, em São Bernardo, passará por reforma e ampliação
UPA Vila São Pedro, em São Bernardo, passará por reforma e ampliação
12/05/2025
Mauá Plaza Shopping
Golpista foge com Iphone e faz Pix de R$ 2 mil após furto em estacionamento de shopping de Mauá
12/05/2025

Recomendadas

Fernanda Bertoncini assume a Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Pires
PolíticaDestaque 1Ribeirão Pires

Fernanda Bertoncini assume a Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Pires

12/05/2025
Motoboys morrem em acidente em Rio Grande da Serra
CidadesRio Grande da Serra

Motoboys morrem em acidente em Rio Grande da Serra

12/05/2025
Gleisi Hoffmann
Política

Ministra de Lula vem ao ABCD, mas ignora imprensa: “Estou atrasada”

10/05/2025
Santo André define reajuste de 5% no salário do funcionalismo
PolíticaSanto André

Santo André define reajuste de 5% no salário do funcionalismo

09/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?