VOLTAR
  • Cidades

Mais de 700 criminosos são detidos em seis meses de operações no ABCD

De abril e a outubro deste ano, 54 ações dentro da operação foram realizadas, resultando na apreensão de quase 800 quilos de drogas

  • Mais de 700 criminosos são detidos em seis meses de operações no ABCD.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/12/2021
  • Compartilhar:

De abril e a outubro deste ano, 54 ações dentro da operação foram realizadas, resultando na apreensão de quase 800 quilos de drogas

operação

Mais de 700 criminosos são detidos em seis meses de operações no ABCD. Foto: Divulgação

A Operação Grande ABC Mais Seguro completou seis meses em outubro deste ano com a realização de 54 edições e a detenção de 771 criminosos, incluindo prisões em flagrante pelos mais variados delitos e captura de procurados pela Justiça. A ação, que é deflagrada desde abril, tem como objetivo reforçar o policiamento e combater a criminalidade, principalmente aquelas cometidas contra a vida, nas sete cidades do Grande ABC paulista. Para isso, os trabalhos são deflagrados mediante integração com outros órgãos de segurança e entre unidades da Polícia Militar, especialmente especializadas.

Os trabalhos são coordenados pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6 (CPA/M-6), mobilizando equipes do 6º, 10º, 24º e 30º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), incluindo agentes da Força Tática e das Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de integrantes do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e Cavalaria, com apoio da Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM).

A operação é realizada com base em planejamento estratégico, especialmente em horários e locais com maior incidência criminal ou de circulação de pessoas e veículos, nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Como resultado desse trabalho, de abril e a outubro, além das detenções, foram apreendidos 798 quilos de drogas entre maconha, cocaína, crack, heroína e outras substâncias, bem como 58 armas de fogo ilegais e 28 simulacros. Também foram realizadas abordagens, vistorias e fiscalizações em mais de 38 mil veículos, sendo 936 deles recuperados por serem produtos de roubo e furto.

O comandante do CPA/M-6, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, avaliou a produtividade da operação, em seus primeiros seis meses, como satisfatória, demonstrando que mesmo diante de uma pandemia, os integrantes das forças de segurança têm mostrado esforço, compromisso e empenho para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos. Ele também destacou que a ações prosseguem, inclusive com foco nas festas de fim de ano.

“As operações Grande ABC mais Seguro irão continuar, ainda com mais força e intensidade, visando principalmente os festejos natalinos e de ano novo e os períodos de compras e viagens. Nosso foco é inibir preventivamente as ações delituosas e que ameacem a vida e a segurança física das pessoas, num esforço conjunto, integrado e direcionado para garantir a livre e segura circulação da população”, disse o comandante.