Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Pesquisa da USCS estuda interações e o brincar na natureza

Locus da pesquisa sobre o  “desemparedamento da infância” se dá em uma creche da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul

Última atualização: 24/07/2024 08:55
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 24/07/2024
Compartilhar

Locus da pesquisa sobre o  “desemparedamento da infância” se dá em uma creche da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul

Pesquisa da USCS estuda interações e o brincar na e com a natureza
Pesquisa da USCS estuda interações e o brincar na e com a natureza. Foto: Divulgação

A aluna Viviane Graciele de Araujo Valerio, do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS, partiu da seguinte pergunta norteadora para realizar sua pesquisa: como vem sendo construído o “desemparedamento da infância” em uma creche da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, cujo os procedimentos metodológicos foram: entrevistas semiestruturadas com as professoras e as gestoras da creche, análise do Currículo Municipal de Educação de São Caetano do Sul e do Projeto Político Pedagógico da creche, e a Documentação Pedagógica da professora pesquisadora.

Viviane conta que a pesquisa surge de inquietações e reflexões acerca das crianças pequenas passarem seus dias nas creches e pré-escolas em espaços fechados por longos períodos, muitas vezes sem acesso às janelas e com pouco ou nenhum, tempo e espaço para brincar e interagir com liberdade em contato com a natureza, tendo assim seus corpos disciplinados por rotinas rígidas que desconsideram a criança como sujeito cultural e social, com vontades, desejos e interesses próprios. “Em 2012, ingressei na Prefeitura de São Caetano do Sul, também como professora de Educação Infantil e nessa trajetória de oito anos, as crianças que permanecem na creche/pré-escola em período integral (nove horas), em espaços fechados, com pouco tempo para brincarem livremente, comprovaram o que eu já imaginava. Há uma necessidade e urgência de romper, desconsiderar as paredes de cimento, dizendo sim à vida, à liberdade, ao brincar e ao interagir com os ambientes naturais, descobrindo e construindo dia a dia suas aprendizagens e assim manifestando suas culturas nas vivências e interações na e com a natureza”, explica a pedagoga.

A pesquisadora salienta que nesta sociedade adultocêntrica e utilitarista, cujas palavras de ordem são poder e domínio, muitos(as) professores(as) acreditam que exista um padrão de comportamento e que a aprendizagem só ocorre nos momentos que eles(as) preveem em suas propostas e ações pedagógicas, afirmando, por vezes, saberem o momento exato em que a criança aprende e como aprende. “O intuito principal: preparar essa criança para ser adulto(a), não a reconhecendo como alguém que o é no presente,

mas como alguém que virá a ser. Assim, onde fica afinal a infância? Essa infância do presente, do agora. Como dar visibilidade às vozes das crianças nessa sociedade extremamente adultocêntrica? Como organizar contextos educativos que valorizem e potencializem suas produções culturais?”, questiona a ex-aluna do PPGE-USCS.

Além da pesquisa teórica, Viviane também fez a parte de campo. Para a coleta de dados, os procedimentos metodológicos utilizados foram: a análise do Projeto Político Pedagógico da creche e do Currículo Municipal de Educação de São Caetano do Sul, a Documentação Pedagógica da professora-pesquisadora e as entrevistas com as cinco professoras e duas gestoras da creche. “Ao analisarmos os resultados dessa pesquisa, nos deparamos com uma contradição, em que as entrevistadas reconhecem os espaços externos em meio à natureza como um espaço que encanta e é desejado pelas crianças para assim construírem suas aprendizagens. Por outro lado, tais entrevistadas também demonstram insegurança e medo com relação às crianças pequenas se machucarem com os elementos da natureza ou ficarem doentes com banhos de chuvas, brincadeiras com água ou mesmo de saírem dos espaços fechados no tempo frio”, analisa a pesquisadora.

Como produto de sua dissertação, Viviane elaborou um e-book com a narrativa das vivências e experiências brincantes das crianças na e com a natureza. “O objetivo, ao compartilhar as ações e contextos brincantes de aprendizagens nos espaços externos em meio à natureza, é o de tornar visíveis as experiências em que as crianças interagem, exploram e constroem suas aprendizagens e produzem suas culturas para além das paredes convencionais das salas de referência, efetivando gradativamente o ‘desemparedamento da infância’ na creche”, explica Viviane. O e-book está disponível, gratuitamente, em: https://www.amelieeditorial.com/desemparedando-a-infancia-as-criancas-e-o-quintal-brincante-da-creche/.

Segundo a orientadora da pesquisa e professora da USCS, Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva, “o trabalho de Viviane nos apresenta a poética da infância. Ao investigar as crianças no quintal brincante da creche evidência a urgência de romper com as ‘paredes’ que aprisionam os corpos infantis. E faz isso não apenas denunciando a situação de ‘emparedamento’, mas anunciando possibilidades concretas de ‘desemparedar’. Por meio de fotografias e relatos adentramos em um universo em que as brincadeiras e as interações na e com a natureza revelam que aprender de forma prazerosa, com liberdade e alegria, é possível, sem com isso abandonar a rigorosidade, a seriedade e o compromisso ético, estético e político tão necessários à educação das crianças”, avalia Marta.

A dissertação de mestrado de Viviane Graciele de Araujo Valerio pode ser acessada em https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/655.

O programa de Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS tem como objetivo geral a qualificação de docentes e gestores para uma atuação profissional ética e transformadora de processos aplicados, no âmbito da Educação Básica, realizada por meio da integração do conhecimento teórico com o prático. Desta maneira, procura contribuir com a criação de práticas educativas reflexivas que colaborem numa atuação mais qualificada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Média. Mais informações: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppge/mestrado-profissional-em-educacao.

Tags:brincadeirainteraçõesnaturezapesquisaUSCS

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Aprovado na reunião conjunta da CCJR, de Finanças e de Saúde PL de Carla Morando que faz agressor pagar serviços de saúde prestados à vítima de violência doméstica Avança na Alesp projeto que obriga agressor pagar serviço de saúde prestados à vítima
Próximo artigo Carro vai parar em guard-rail Carro vai parar em guard-rail após ser fechado em avenida de S.Bernardo

Últimas notícias

2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno acontece neste sábado
2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno acontece neste sábado
10/07/2025
Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos diferentes, sendo três bacharelados e um de graduação tecnológica, totalmente gratuitos
Inscrições para a Faculdade Municipal de SBC podem ser feitas pela internet até o dia 20
10/07/2025
Obra da Alça do Km 16 da Anchieta: 1ª fase não teria autorização da Ecovias, dizem vereadores
Obra da Alça do Km 16 da Anchieta: 1ª fase não teria autorização da Ecovias, dizem vereadores
10/07/2025
Carro com quase 700 multas é apreendido pela GCM em Diadema
Carro com quase 700 multas é apreendido pela GCM em Diadema
10/07/2025
nova ambientação inclui recursos sonoros, narrativas educativas e o uso de energia limpa, alinhando lazer e consciência ecológica
Com investimento de R$ 2 milhões, Submarino volta na Cidade da Criança de S.Bernardo
10/07/2025

Recomendadas

Criminoso morre em confronto com a Rota em Mauá  
MauáCidadesManchete

Criminoso morre em confronto com a Rota em Mauá  

10/07/2025
Tecnologia de identificação veicular do Smart Sanca auxilia GCM na prisão de procurado
São CaetanoCidades

Tecnologia de identificação veicular do Smart Sanca auxilia GCM na prisão de procurado

10/07/2025
São Bernardo é a primeira cidade da região a firmar parceria com a ONU-Habitat para fortalecer agenda de sustentabilidade
São BernardoCidades

São Bernardo é a primeira cidade da região a firmar parceria com a ONU-Habitat

10/07/2025
Santo André inicia programa de renegociação de dívidas com o município
Santo AndréCidades

Santo André inicia programa de renegociação de dívidas com o município

10/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?