VOLTAR
  • Política

Paulinho Serra vai para Turim em comitiva do Consórcio

Entidade que representa as Prefeituras do ABCD e bloco de empresários vão conhecer a partir desta segunda-feira plano de mobilidade italiano

  • Paulo Serra corta 25% do orçamento e oposição fala em crise nas finanças.
    Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/05/2018
  • Compartilhar:

Entidade que representa as Prefeituras do ABCD e bloco de empresários vão conhecer a partir desta segunda-feira plano de mobilidade italiano

Paulinho Serra representará representará Consórcio em Turim. Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida

O prefeito de Santo André, Paulinho Serra (PSDB) lidera a partir desta segunda-feira (14/05) uma missão oficial do ABCD a Turim. O tucano é vice presidente do Consórcio Intermunicipal, entidade que representa seis das sete Prefeituras da Região. De acordo com a instituição, trata-se de visita técnica para discutir um Programa Internacional de Cooperação Urbana, desenvolvido pela União Europeia, com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre a região e os italianos e formatar o projeto que será apresentado pela entidade regional ao bloco europeu até o fim deste ano.

Além de Paulinho, fazem parte da comitiva, Andrea Brisida, coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) Mobilidade Urbana do Consórcio; Lívia Rosseto, técnica de Programas e Projetos do Consórcio; Fábio Sampaio Bordin, superintendente do Instituto Mauá de Tecnologia; Paulo Assis Benites, presidente da Hitech Engenharia Company; e Marcos Murasaki Cardoso, sócio-diretor da Electromagnetics Tecnologia e Informática.

A ideia do grupo é trocar experiências com os italianos. “A cooperação técnica entre a cidade de Turim e a região do Grande ABC enriquece o desenvolvimento de políticas públicas para potencializar áreas estratégicas das nossas cidades. A participação do Consórcio é uma grande conquista, que fortalece e consolida uma parceria para promover avanços para toda a população”, disse Paulinho Serra.

Representeantes do município italiano já estiveram no Brasil em fevereiro deste ano. Durante a visita ao ABCD, a delegação de Turim indicou a necessidade da criação de um centro de monitoramento regional e uma central de informações para o desenvolvimento de projetos de mobilidade.

O objetivo do Consórcio é apresentar, dentro do programa europeu, o projeto do CCO (Centro de Controle Operacional (CCO), que tem sido desenvolvido pela entidade para pleitear recursos da União Europeia que possam viabilizá-lo”, informou o Consórcio.

De acordo com a entidade, em março, a União liberou a transferência de R$ 5 milhões oriundos do Ministério das Cidades para a elaboração de um projeto executivo do CCO.