VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Paranapiacaba terá cursos socioambientais para jovens de 14 a 21 anos

Inscrições para o Projeto Caeté podem ser feitas até terça-feira

  • Paranapiacaba terá cursos socioambientais para jovens de 14 a 21 anos.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/09/2022
  • Compartilhar:

Inscrições para o Projeto Caeté podem ser feitas até terça-feira

paranapiacaba

Paranapiacaba terá cursos socioambientais para jovens de 14 a 21 anos. Foto: Divulgação/PSA

Jovens na faixa etária de 14 a 21 anos da rede municipal de ensino de Santo André podem se inscrever até terça-feira (13/09) no Projeto Caeté, uma formação ecoprofissional com intervenções socioambientais que será realizada na Vila de Paranapiacaba a partir de quarta-feira (14) no Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes, que fica na Rua Direita, 371.

O programa baseia-se em cursos gratuitos para quem deseja atuar na área socioambiental e produção artesanal, ministrados pelo Instituto Siades em parceria com a Gerência de Unidades de Conservação do Departamento de Parques Municipais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André e com recursos do Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental (Fumgesan).

Serão oito meses de atividades semanais em Paranapiacaba, com aulas teóricas e práticas sobre produção e manejo agroflorestal sustentável, consumo, lixo e arte, práticas agroecológicas e turismo sustentável. Datas e horários das aulas serão definidos conforme a disponibilidade dos participantes. A princípio serão oferecidas prioritariamente no período da tarde.

As aulas práticas serão em Paranapiacaba com atividades de campo, mas também incluirão visitas técnicas fora da Vila, em locais a serem definidos de acordo com o tema das oficinas oferecidas durante o curso. Não serão utilizados equipamentos específicos.

Para se inscrever é necessário ter entre 14 e 21 anos e ser morador ou estudante de Santo André. As inscrições podem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário online (https://forms.gle/Hhy8YHZh9qJnu44d6), por e-mail (insitutosiades@gmail.com) ou pessoalmente no Posto de Atendimento de Paranapiacaba, localizado na Avenida Antonio Francisco de Paula Souza, s/nº, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Projeto Caeté

Trata-se da retomada do Programa Jovens Mais, iniciado pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV-CSP) no ano 1996, visando atender jovens de 14 a 21 anos, moradores do Cinturão Verde da capital paulista.

Conduzido em parceria com prefeituras, organizações não governamentais, setor privado e voluntários, tem como objetivo promover a formação ecoprofissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e inserção dos mesmos no ecomercado de trabalho por meio de oficinas específicas ministradas ao longo de dois anos. Na Vila de Paranapiacaba foram realizados seis cursos do programa entre os anos de 2001 e 2013.

O Instituto Siades (Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada a ações socioambientais que visam o desenvolvimento sustentável. Possui profissionais altamente qualificados, como biólogos, advogados, engenheiros, além de consultores em diversas áreas.

Desenvolve projetos socioambientais nos setores público e privado, com o objetivo de defender e preservar o meio ambiente; propor atividades educativas, acadêmicas e culturais; além de soluções para problemas ambientais com metodologias sustentáveis, visando otimizar recursos; e estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos da sociedade.