VOLTAR
  • Economia

Morando visita empreendedora e fala de capacitação profissional

Prefeito de São Bernardo afirma que iniciativa tem resultado no desenvolvimento econômico do município

  • Orlando Morando visita jovem empreendedora e fala de capacitação profissional.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/10/2020
  • Compartilhar:

Prefeito de São Bernardo afirma que iniciativa tem resultado no desenvolvimento econômico do município

 

Orlando Morando visita jovem empreendedora e fala de capacitação profissional. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), falou sobre capacitação técnica e profissional para moradores da cidade durante visita feita nesta quarta-feira (21/10) à casa de uma jovem empreendedora da cidade. Morando afirmou que houve a ampliação de cursos profissionalizantes, assim como, o suporte oferecido a microempreendedores do município.

“Manter uma oferta variada de cursos de capacitação nos tem permitido proporcionar mais oportunidades aos moradores da nossa cidade. Graças a essas iniciativas, São Bernardo tem tido profissionais cada mais preparados para o mercado de trabalho, o que tem atraído o investimento de novas empresas, como também, o crescimento de microempreendedores nos últimos anos”, pontuou Morando durante a visita.

Em São Bernardo, o número de novas empresas tipo MEI (Microempreendedor Individual) vem aumentando. No primeiro semestre de 2019, por exemplo, foram abertos 2.848 novos registros de MEIs, média de 15 por dia.

A jovem Bárbara Riquena, de apenas 25 anos, decidiu apostar nas oportunidades geradas na cidade para abrir seu próprio negócio, em meio a pandemia. Há dois meses, ela decidiu largar seu emprego como operadora de logística para investir na abertura de um delivery de lanches naturais em sua própria residência.

“Era um sonho antigo trabalhar por conta própria e graças ao desenvolvimento de São Bernardo vi que este era o momento de investir na abertura de uma MEI. O negócio tem dado super certo e agora o objetivo é expandir e me capacitar”, destacou a jovem moradora do Baeta Neves durante a visita de Morando para um almoço no espaço.

Prêmio

No fim de 2019, a Sala de Empreendedor de São Bernardo foi eleita pelo Sebrae como a melhor do Estado, entre mais de 250 unidades espalhadas em São Paulo. No espaço, empresários podem encontrar auxílio no desenvolvimento de suas ideias e negócios, passando pela formalização de sua empresa, com acompanhamento do dia a dia das rotinas e planejamento de sua atividade.

O governo de Morando também realizou feirões de emprego na CTR (Central de Trabalho e Renda de São Bernardo). O município também já fez uma  ação voltada exclusivamente a pessoas acima dos  40 anos e uma dedicada para jovens entre 16 e 22 anos.

Marinho 

 

Marinho caminhou pela manhã desta quinta-feira pelas ruas do Baeta Neves e chácara Baronesa. Foto: Divulgação

O candidato a prefeito pelo PT, Luiz Marinho, também falou sobre formação profissional. O petista caminhou pela manhã desta quinta-feira (22/10) pelas ruas do Baeta Neves e chácara Baronesa, conversando com moradores e moradoras. À tarde, Marinho esteve no Industrial, Parque São Bernardo e Jardim Floral.

O ex-prefeito voltou a falar que retomará o ensino profissionalizante durante o seu próximo governo. “Aquela formação profissional vai voltar para dar condições aos nossos jovens e à toda população de se preparar, se qualificar para conseguir emprego.”