VOLTAR
  • Economia

Orlando Morando se reúne com metalúrgicos para tratar do caso Toyota

Governo do Estado de São Paulo também se prontificou, nesta segunda-feira,  a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora

  • Orlando Morando se reúne com metalúrgicos para tratar do caso Toyota.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/04/2022
  • Compartilhar:

Governo do Estado de São Paulo também se prontificou, nesta segunda-feira,  a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora

reunião de prefeito e sindicalistas

Orlando Morando se reúne com metalúrgicos para tratar do caso Toyota. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, se reuniu na tarde desta segunda-feira (11/04), no gabinete do Paço, com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, e o diretor administrativo da entidade, Wellington Damasceno, em conjunto com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e o adjunto de Coordenação Governamental, Fernando Longo, para tratar de agenda comum sobre o anúncio da montadora Toyota.

Tanto a Prefeitura quanto Sindicato dos Metalúrgicos decidiram, em consenso, buscar alternativas com a montadora para a não desmobilização e, consequente, fechamento da planta de São Bernardo. O prefeito deixou claro, durante o encontro, que não aceitou o que foi proposto pela companhia japonesa. De igual forma, o Sindicato pontuou que quer construir alternativas para manter a Toyota sediada em São Bernardo.

 Compromisso do Estado

 

O Governo do Estado de São Paulo se prontificou, nesta segunda-feira,  a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora Toyota no Grande ABC.

O compromisso foi anunciado na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em uma agenda solicitada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Durante a reunião, foi apresentado um documento solicitando a participação do Governo do Estado em um grupo que está sendo implementado para discutir a permanência da montadora na região.

A pasta estadual colocou ainda à disposição dos trabalhadores os programas de empregabilidade e atração de investimentos desenvolvidos por meio do Programa Polos de Desenvolvimento Econômico.

Participaram da reunião a subsecretária estadual de Competitividade de Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Perniciotti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira da Silva; o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno; e o secretário-executivo do Consórcio ABC, Orlando Faria.

O presidente da Agência de Desenvolvimento ressaltou a receptividade dos representantes do Estado. “Convidamos a secretaria para participar do grupo de trabalho para pensar as alternativas para a planta da Toyota em São Bernardo. A secretaria estadual sinalizou com sua participação e colocou à disposição todos os programas que desenvolve”, disse Aroaldo Oliveira.

O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a atuação da entidade regional nas negociações. “O colegiado de prefeitos também participa desta força-tarefa para manutenção da Toyota no Grande ABC, unindo forças com outras entidades representativas”, afirmou Orlando Faria.

Na última terça-feira (5/4), a Toyota anunciou que vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 1962, a planta é a mais antiga do grupo no Brasil e a primeira da montadora fora do Japão. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 500 trabalhadores.

reunião com representantes do estado

Governo do Estado de São Paulo também se prontificou, nesta segunda-feira,  a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora. Foto: Divulgação