VOLTAR
  • São Bernardo
  • Variedades

Orlando Morando confirma o 1º Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista

São Bernardo será o primeiro município do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento de pacientes com TEA; anúncio foi feito durante 2º Autista’s Day

  • Orlando Morando confirma o 1º Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/04/2024
  • Compartilhar:

São Bernardo será o primeiro município do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento de pacientes com TEA; anúncio foi feito durante 2º Autista’s Day

Prefeito Orlando Morando

Orlando Morando confirma o 1º Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista. Foto: Divulgação/PSBC

Com o objetivo de ampliar a promoção de visibilidade e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ofertar o melhor tratamento para estes pacientes, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, confirmou neste domingo (07/04), durante a realização da 2ª edição do Autista’s Day, a implantação do primeiro centro de referência público para atendimento de pacientes com TEA. O novo equipamento deve ser entregue ainda este ano.

Com articulação da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, também presente no evento deste domingo, São Bernardo será a primeira cidade do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento desses pacientes. O Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista será viabilizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

O novo equipamento será fundamental para o diagnóstico correto de pacientes, assim como, para a oferta de equipe multiprofissional capacitada para acolher e atender este público, conforme explica o prefeito. “A população com o diagnóstico de autismo está cada vez mais crescente. Por isso, a instalação deste equipamento público será fundamental para o reconhecimento precoce dessa população, assim como na oferta do tratamento mais adequado para essas pessoas”, relatou.

AUTISTA´S DAY

Ao lado de secretários municipais e autoridades, o chefe do Executivo reforçou ainda as ações já realizadas pelo município com foco no atendimento de pessoas com TEA, entre elas o próprio Autista’s Day que, segundo ele, deve permanecer como legado, de quem estiver à frente da administração municipal. “Não é uma ação que nos requer grandes investimentos, não tem uma grande atração musical, mas envolve sentimento. E são os pequenos gestos que transformam estes acontecimentos em grandes sucessos. Isso reforça o nosso compromisso com essa população, principalmente no sentindo de integração junto da sociedade, dando cada vez mais visibilidade a estas e outras causas”, complementou.

SÃO BERNARDO MAIS INCLUSIVA

Além da conquista do 1º Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista, como parte das políticas públicas para as pessoas com TEA, neste ano, a rede municipal de educação de São Bernardo passou a integrar mais de mil colaboradores nas salas de aula para cuidar das crianças com autismo e outras condições, necessárias de atenção especial.