VOLTAR
  • Política

Orlando Morando completa 100 dias do 2º mandato com foco no combate à pandemia

No período, foram 80 novos leitos para tratamento da Covid-19 criados e mais de 132 mil pessoas imunizadas; entrega de obras também marcou primeiros dias de governo

  • Orlando Morando completa 100 dias do 2º mandato com foco no combate à pandemia.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/04/2021
  • Compartilhar:

No período, foram 80 novos leitos para tratamento da Covid-19 criados e mais de 132 mil pessoas imunizadas; entrega de obras também marcou primeiros dias de governo

Orlando Morando completa 100 dias do 2º mandato com foco no combate à pandemia. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

À frente de seu segundo mandato, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, completa neste sábado (10/04) 100 dias de governo, com série de ações voltadas ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, que atingiu em 2021 sua pior fase desde o início da crise sanitária. Com foco na valorização da vida, desde janeiro deste ano foram realizados importantes investimentos na ampliação de leitos, nas estratégias de vacinação da população e em ações de incentivo ao isolamento social.

Entre as principais medidas está a criação de novas vagas exclusivas para pacientes da Covid-19. Somente neste ano, foram implementados 80 novos leitos para tratamento da doença, sendo 46 em enfermaria e 34 em terapia intensiva – em dezembro de 2020, eram 457 leitos totais e atualmente são 537 distribuídos em todo o Complexo Hospitalar: Hospital de Urgência, Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas, Hospital Municipal Universitário e Hospital Pronto-Socorro Central, que no último dia 27 de março se tornou equipamento de portas fechadas, com atendimento referenciado e voltado ao tratamento de casos de Covid-19.

Paralelamente, a Prefeitura colocou em prática um eficiente trabalho de imunização dos grupos prioritários (idosos, profissionais de saúde, indígenas, entre outros). Até esta sexta-feira (09/04), 132.339 vacinas já haviam sido aplicadas na população, sendo 91.387 referentes à primeira dose e 40.952 à segunda. Em números absolutos, a cidade é a quarta que mais vacinou em todo o Estado de São Paulo. Considerando apenas a primeira dose, mais de 10% da população já foi imunizada até o momento.

“Temos trabalhado em frentes paralelas para combater a Covid-19: trabalhando para salvar vidas com uma estrutura de saúde ampliada e preparada para garantir atendimento adequado aos pacientes e implementando uma verdadeira força-tarefa para aplicar todas as doses que recebemos do Governo do Estado de forma rápida e segura para a população. A Covid-19 infelizmente está em constante evolução e estamos travando uma luta contra o tempo para imunizar o maior número de pessoas possível”, explicou o chefe do Executivo.

No período, foram 80 novos leitos para tratamento da Covid-19 criados e mais de 132 mil pessoas imunizadas. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

TOQUE DE RECOLHER

Além do foco no tratamento e prevenção, a Prefeitura de São Bernardo tem atuado para garantir o cumprimento das medidas de incentivo ao isolamento social, como o toque de recolher das 22h às 4h. Para isso, a Guarda Civil Municipal desenvolve diariamente a Operação Toque de Recolher, baseada em bloqueios sanitários em vias estratégicas, monitoramento de festas clandestinas e pancadões e na fiscalização constante de estabelecimentos que descumprem os decretos municipais, por meio de ação conjunta com o departamento de Vigilância Sanitária e a secretaria de Obras e Planejamento Estratégico.

TRABALHO CONTÍNUO

Uma das principais marcas da atual gestão, a entrega de obras também marcou os 100 primeiros dias de governo. De janeiro para cá, foram entregues importantes projetos como as obras de contenção de encostas no bairro Montanhão e no bairro Baeta Neves – garantindo a proteção de cerca de 200 famílias – as obras de microdrenagem no bairro Demarchi, a nova Arena Parque do bairro Alves Dias, novo trecho da Avenida Engenheiro Otávio Manente, na divisa com Diadema, os complexos esportivos da Vila São José e do Palestrinha, entre outros.