VOLTAR
  • Cidades

Orlando Morando anuncia nova iluminação em LED no bairro Planalto

Ao todo, serão 499 novas luminárias instaladas na região, por meio do Programa Mais Luz

  • Orlando Morando anuncia nova iluminação em LED no bairro Planalto.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/08/2023
  • Compartilhar:

Ao todo, serão 499 novas luminárias instaladas na região, por meio do Programa Mais Luz

Orlando Morando

Orlando Morando anuncia nova iluminação em LED no bairro Planalto. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta segunda-feira (7/8) o avanço do Programa Mais Luz para a região do Planalto, beneficiando os moradores do Jardim Gagliardi, Jardim São Francisco, Vila Júpiter, Vila Júpiter Nova e Vila Washington. Ao todo, serão 499 novas luminárias em LED na região, por meio de um investimento de R$ 1 milhão. O chefe do executivo acompanhou o início das instalações ao lado do secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber.

De acordo com o cronograma da pasta, responsável pelas ações, em cinco dias as luminárias estarão completamente instaladas e revisadas na região em 15 quilômetros de vias. “Isso significa que a região do Planalto terá, até esta sexta-feira (11/8), iluminação novinha, que clareia mais e traz mais segurança para a população. E o mais importante: trazendo economia aos cofres públicos. Com esse dinheiro economizado conseguimos investir em outras áreas prioritárias na cidade”, enfatizou o prefeito.

INVESTIMENTOS

Desde a criação do programa, em 2017, os investimentos para a ampliação do parque de iluminação pública já somam R$ 60 milhões. São 32.050 lâmpadas LED instaladas no município em mais de 795 quilômetros de vias com iluminação noturna, garantindo mais segurança para a população, além economia aos cofres públicos, uma vez que a luminária em LED reduz o valor final na conta de luz do município.

53 MIL LÂMPADAS

A expectativa é instalar 53 mil novos pontos de luz na cidade até o final de 2024, sendo todos com sistema de LED. O Programa Mais Luz já chegou à marca de 60,47% de ruas e avenidas com iluminação em LED no município.

ECONOMIA NA MANUTENÇÃO

– De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, a economia aos cofres públicos vai além da diminuição do valor da conta de luz do município, pois cada nova lâmpada de LED tem a garantia de dez anos, retardando assim também a necessidade de manutenção.

VIAS CONTEMPLADAS

As vias contempladas pela nova iluminação nesta etapa são: R. Antônio, R. Dr. José Ória, R. Eunice Weaver, R. Joaquim Casemiro, R. Lemos Torres, R. Martin Luter King, R. Oscarito, R. Recife, R. Servidão Toyota, Viela da R. Joaquim Casemiro, Viela da R. Recife, R. Carlos Olavo Vicentin, R. Fuad Mussa Cheid, R. Jorge Ordonhes, R. Matheus Funes Arena, R. Moysés Cheidde, R. Max Mangels Senior, Escadão da R. Fernando Gilard, R. Alípio Correa Neto, R. Deputado Álvares Florence, R. Deputado Valentin Gentil, R. Dr. Cincinato Braga, R. Etram, R. Fernando Gilard, R. Oragnof, R. Padre Saboya de Medeiros, R. Prof. Edmundo Vasconcelos, R. Raymundo Cirino, Viela da R. Etram, Viela da R. Raymundo Cirino, Praça da R. Vidal de Negreiros, R. Charles de Gaule, R. Comandante Salgado Filho, R. Deputado Nelson Fernandes, R. Duque de Caxias, R. Georges Pompidou, R. Gustavo Borges Junior, R. João Eboli, R. Napoleão Bonaparte, R. Padre Antônio Vieira, R. Padre Cicero, R. Pedro Angelin, R. Vidal de Negreiros, Viela da R. CTE. Salgado Filho, Viela da R. João Eboli, Viela da R. Napoleão Bonaparte, Viela da R. Oragnof, R. José Garcia, R. Prof. Almeida Prado, R. Prof. Rubião Meira, R. Tibério Pedreschi.