VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Oposição descobre que ambulância do Samu de Diadema não está licenciada

Caso veio à tona após acidente na noite desta quinta-feira; Boletim de Ocorrência foi registrado no 3º DP

  • Após acidente, oposição descobre que ambulância do Samu não está licenciada.
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/11/2023
  • Compartilhar:

Caso veio à tona após acidente na noite desta quinta-feira; Boletim de Ocorrência foi registrado no 3º DP

ambulância colidida

Após acidente, oposição descobre que ambulância do Samu não está licenciada.

Os vereadores oposicionistas Eduardo Minas (PP) e Cabo Angelo (sem partido) descobriram que uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está sem licenciamento.

O assunto do licenciamento veio à tona após a colisão de uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com uma moto, na noite desta quinta-feira (24/11), por volta das 19h, na avenida Antônio Piranga.

Não houve feridos, mas o caso foi encaminhado ao 3º DP (Distrito Policial), onde foi constatada que a documentação da viatura do Samu estava em atraso

“Casa de ferreiro espeto de pau. Demonstração de ineficiência administrativa. É inaceitável um veículo oficial esteja sem licenciamento, funcionando com a documentação atrasada. O veículo de emergência é isento de IPVA, mas precisa estar licenciado”, afirmou Eduardo Minas.

De acordo com ele, a Prefeitura faz fiscalização de trânsito e, portanto, deveria dar exemplo. “A população quando tem um veículo apreendido sofre todas as sansões do Código Brasileiro de Trânsito e ainda tem de pagar multas e pátio”, completou.

O vereador Cabo Angelo disse que ao chegarem na Base do Samu nesta sexta-feira (24/11), os motoristas apresentaram documentação de 2021. “A Prefeitura tem a obrigação de licenciar seus veículos”, concluiu.

Os dois vereadores vão apresentar requerimento de informações na próxima sessão da Câmara, na quinta-feira da semana que vem, além de procurar o Ministério Público.

Acidente

De acordo com o Boletim de Ocorrência, policiais militares foram acionados às 19h11 para atenderem a ocorrência de acidente de trânsito sem vítima. Quando chegaram no local, contataram que havia um acidente envolvendo uma motocicleta JTA/Suzuki EN125 YES e uma viatura do SAMU prefixo AM67 de placas BXD0143.

Segundo o BO, em consulta, a documentação dos condutores e veículos, foi constatada que a ambulância encontrava-se com licenciamento vencido e foi elaborado autuação cabível.

ambulâncias do Samu

Vereadores foram até a base do Samu para verificar documentação das ambulâncias. Foto: Divulgação

Outro lado

A Prefeitura informou que foi encaminhado pedido para licenciamento no Ciretran no mês de outubro, seguindo o calendário de licenciamento do Estado, porém foi constatado uma infração de trânsito envolvendo essa ambulância.

Leia a íntegra da nota:

“Em atendimento a sua solicitação, a Assessoria de Imprensa informa que os veículos oficiais da municipalidade são isentos de pagamento de IPVA e licenciamento, entretanto, todas as infrações de trânsito devem ser quitadas.

No caso das viaturas de emergência, como as do SAMU, que durante o atendimento necessitem passar por sinal vermelho, excedem o limite de velocidade ou cometem outras infrações, em virtude da necessidade de socorro, o veículo pode ser multado e, posteriormente, a Prefeitura entra com a defesa para deferimento da mesma após comprovação.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) do veículo em questão foi encaminhado para licenciamento no Ciretran no mês de outubro, seguindo o calendário de licenciamento do Estado, porém foi constatado uma infração de trânsito. Dados da ocorrência estão sendo levantados para o recurso e para posterior regularização do licenciamento.

As demais viaturas estão regularizadas e o licenciamento é realizado de acordo com o calendário oficial”.