VOLTAR
  • Cidades

Operação São Bernardo Mais Segura resulta em 18 pessoas presas

Ação iniciou na manhã desta sexta-feira, visando a apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos e cumprimento de mandados judiciais

  • Operação São Bernardo Mais Segura iniciou na manhã desta sexta-feira, visando a apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos e cumprimento de mandados judiciais.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/12/2019
  • Compartilhar:

Ação iniciou na manhã desta sexta-feira, visando a apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos e cumprimento de mandados judiciais

 

Operação São Bernardo Mais Segura iniciou na manhã desta sexta-feira, visando a apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos e cumprimento de mandados judiciais. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

As forças policiais integradas – Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) – deflagraram nesta sexta-feira (06/12) a operação “São Bernardo Mais Segura”. As forças policiais divulgaram às 18h o resultado parcial da operação, que será finalizada às 23h59 desta sexta-feira. Na operação, foram lavrados 17 boletins de ocorrência, 14 flagrantes, 18 pessoas presas em flagrante e 16 procurados capturados. Houve apreensão de 1 quilo de maconha, meio quilo de cocaína, 118 gramas de crack, além de 208 produtos sem nota fiscal, entre outras ações.

A ação contou com grande efetivo, com cerca de 500 policiais civis e militares e GCMs (Guardas Civis Municipais) e aproximadamente 180 viaturas, entre veículos e motocicletas, seis conjuntos de cavalaria, além dos helicópteros Pelicano e Águia.  Durante toda a operação foram realizadas ações como bloqueios, visando a apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos e em documentação, ações direcionadas ao funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais, bem como o cumprimento de mandados judiciais.

O prefeito Orlando Morando esteve no COI (Centro de Operações Integradas de Segurança), nesta tarde, para acompanhar a segunda parte desta ação, acompanhado das autoridades das corporações de segurança.

“Esta operação foi planejada em novembro depois de uma reunião estratégica no COI para avaliar os indicadores criminais na cidade. Este encontro ocorrerá todos os meses para que sejam feitas as análises destes indicadores e organizar ações integradas ao crime. Embora os indicativos estejam em queda em muitas regiões da cidade, o furto e o pequeno furto são recorrentes”, afirmou o chefe do Executivo.

Durante a saturação (saída do efetivo das forças policiais para a ação), estiveram presentes, juntamente com o prefeito Orlando Morando, o coronel Renato Nery, comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana-6), do delegado seccional de São Bernardo, Dr. Ronaldo Tossunian, entre outras autoridades das corporações de segurança.

INDICADORES EM QUEDA

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em outubro, com a inauguração do COI, São Bernardo reduziu em 18% os casos de roubos de veículos na cidade, passando de 173 para 141 casos, na comparação com o ano anterior. O índice de roubos em gerais foi outro que teve queda expressiva, com recuo de 15,65%, caiu de 588 para 496 ocorrências. O município também reduziu os casos de latrocínio (-100%), roubo de carga (-19%), estupro (-6,67%) e furto de veículo (-0,47%).