VOLTAR
  • Cidades

Operação coloca 450 policiais nas ruas de Santo André em 216 viaturas

Ação desencadeada nesta quarta-feira teve participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil no combate ao tráfico de drogas, roubo, furto e aos crimes patrimoniais

  • Prefeitura afirma que entre as diversas iniciativas realizadas nos últimos anos tem sido as Operações Policiais.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/08/2021
  • Compartilhar:

Ação desencadeada nesta quarta-feira teve participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil no combate ao tráfico de drogas, roubo, furto e aos crimes patrimoniais

Operação coloca 450 policiais nas ruas de Santo André em 216 viaturas. Foto: Divulgação

A Polícia Militar desencadeou nesta quarta-feira (04/08), em Santo André, a Operação Grande ABC Mais Seguro, que visa intensificar rondas, bloqueios e abordagens em uma ação ostensiva na redução dos índices de criminalidade e contra os chamados crimes patrimoniais. Cerca de 450 policiais participaram da ação, entre policiais militares, civis e Guardas Civis Municipais, em 216 viaturas. Santo André tem sido alvo de muitos bandidos. Roubos com bandidos armados tem sido a principal queixa dos moradores.

A ação ostensiva percorreu os bairros e os principais eixos comerciais e de ligação da cidade com áreas de divisa de outros municípios, realizando o trabalho ostensivo com os bloqueios policiais, averiguações de motos e automóveis de passeio, além do combate ao tráfico de drogas.

Todas as operações que são realizadas na cidade levam em conta uma criteriosa análise dos índices criminais realizadas no Comitê Integrado de Segurança (CIS). As forças policiais se reúnem periodicamente no Centro de Operações Integradas (COI), no Paço, para tratar as ações de forma integrada.

O prefeito Paulo Serra acompanhou a saída dos agentes da PM e da GCM do Paço e destacou o importante trabalho realizado na cidade por estes profissionais. “A parceria que desenvolvemos tem feito a diferença e aqui vai nosso agradecimento, não pela parceria institucional, mas por frisar que na pandemia as forças policiais não pararam um só minuto. Por segurança sanitária e da saúde, esses homens e mulheres não puderam ficar em casa e cumpriram seu papel constitucional prestando segurança pública aos nossos munícipes. Todos vocês foram para a linha de frente e merecem todo nosso respeito e agradecimento”, disse.

Para colaborar na trajetória de queda destes índices, essencialmente aos que atentam à vida, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, destaca toda sua estrutura de viaturas, motos e bases móveis, além dos seus Guardas Civis Municipais nas ações realizadas. O município também investe com mais equipamento para os GCMs, equipa a corporação com novo armamento, novas viaturas e fardamento, além da criação do estatuto da GCM.

“Temos muito bem definida a estratégia de integração com as forças policiais para reduzir a criminalidade. Esse trabalho é e precisa ser constante, e por isso mesmo participamos de todas as operações em parceria com as nossas polícias. Nossa GCM também atua com ações específicas em todas as regiões da cidade, promovendo a saturação das zonas onde se concentram aumentos nos índices de roubos e furtos”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.