Fim da fila para “sommeliers” de vacina agora é lei em S.Bernardo

Mais visitadas

Projeto de autoria do prefeito Orlando Morando foi aprovado nesta quarta-feira pela Câmara; medida vigora no município desde 01/07 e vem auxiliando no processo de imunização

Fim da fila para “sommeliers” de vacina agora é lei em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC

Vigente no município desde 01/07, a medida que coloca no fim da fila as pessoas que escolhem a marca da vacina contra a Covid-19 – os chamados “sommeliers” de vacina – agora é lei em São Bernardo. Projeto de autoria do prefeito Orlando Morando foi aprovado nesta quarta-feira (04/08), por unanimidade, pela Câmara Municipal, fortalecendo a ação que vem auxiliando o fluxo de imunização na cidade – São Bernardo é quarta colocada em aplicação do imunizante no Estado de São Paulo, atrás somente da Capital, Campinas e Guarulhos, com quase 700 mil doses aplicadas.

O projeto de lei recebeu 26 votos favoráveis e nenhum contrário, fortalecendo o termo de recusa, imposto pela Prefeitura nos sete postos de vacinação, que exige ciência do recusante, pelo motivo de escolha do fabricante. Quando o mesmo se recusa a assinar o documento, dois profissionais da Saúde assinam como testemunhas e a pessoa fica automaticamente bloqueada no sistema de agendamento até o fim da campanha, ficando anexado no protocolo do paciente na rede municipal. A matéria será sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (06/08).

Desde a sua implantação, a medida reduziu drasticamente o número de recusas da vacina. Entre 01/07 até o momento, 112 pessoas assinaram o termo de recusa. Antes da medida, no dia 30/06, São Bernardo chegou a registrar 220 desistências, por conta de escolha.

“Foi fundamental implementar essa medida de início, pois essas recusas iriam travar o fluxo de vacinação. Agora, vem este importante reforço (aprovação do projeto de lei). Agradeço aos vereadores pela sensibilidade, garantindo a necessidade de vacinar a todos o mais rápido e seguro possível”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

NÚMEROS – Até o momento, São Bernardo contabiliza quase 80% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose. Nesta quarta-feira (04/08), a Prefeitura iniciou o agendamento de imunização das pessoas com 24 anos.

O agendamento está disponível no portal da Prefeitura (https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/) e no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão. Além do cadastro no portal, é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações