Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Olhos de animais ameaçados são tema de exposição de arte

 Mostra teve início nesta segunda-feira e vai até 1º de dezembro

Última atualização: 06/11/2019 14:25
Por Gislayne Jacinto
Publicado 06/11/2019
Compartilhar

 Mostra teve início nesta segunda-feira e vai até 1º de dezembro

 

Exposição PUPILAS teve início nesta segunda-feira e vai até 1º de dezembro. Foto: Divulgação

 

Quanta beleza é possível enxergar nos olhos dos animais? Pois, uma nova exposição, com ilustração das pupilas de sapos, pererecas e lagartos ameaçados, quer mostrar justamente isso. Trata-se da exposição “PUPILAS”, da artista Bia Maurício, que foi exibida pela primeira vez em São Paulo nesta segunda-feira (04/11).  Parte dos lucros com vendas das peças será doada para projeto de conservação de anfíbios (Projeto DoTS)

A exposição tem curadoria da Cia Arte Cultura e as obras ficarão expostas até 1º de dezembro no Restaurante JAM (R. Lopes Neto, 308 – Itaim Bibi, São Paulo – SP). A entrada para a exposição é grátis.

O projeto “PUPILAS”  é focado justamente nos olhos desses animais tão desconhecidos e místicos. A exposição, fruto de mais de um ano de pesquisa, é composta de reproduções em aquarela de mais de 10 macrofotografias dos olhos de anfíbios e répteis – a maioria ameaçada de extinção. Dentre as fontes de inspiração para a premiada artista, destacam-se os registros do fotógrafo e explorador da National Geographic Pedro Peloso.

Como esclarece a artista, “Descobri a incrível beleza escondida nos olhos desses pequenos animais, quando fui convidada a expor em um congresso de Biologia. Foi então que conheci o trabalho de Peloso e resolvemos trabalhar juntos nesse objetivo nobre de divulgar as espécies brasileiras ameaçadas de extinção, começando pelos anfíbios e répteis”.

 

SOBRE A PARCERIA COM O PROJETO DOTS

A exposição “PUPILAS” faz parte de uma parceria com o projeto Documenting Threatened Species (DoTS), idealizado por Pedro Peloso. Trata-se de um projeto ambicioso que busca documentar e estudar todas as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção no Brasil. O principal objetivo do projeto é criar uma base de dados contento imagens de todas as espécies ameaçadas, além de atuar na educação ambiental.

O projeto doou várias imagens de anfíbios  para a artista plástica Bia Mauricio ,que, com sua sensibilidade e talento, transformou tais olhos em impactantes pinturas. “É uma satisfação enorme ver o nosso trabalho transformado em obras de arte. Sem dúvida isso vai ajudar muito na educação ambiental e na nossa luta para proteger as espécies ameaçadas”, explica Peloso.

A ARTISTA

Bia Mauricio é formada em Desenho Industrial, pela FAAP. A artista plástica, que  já atuou como designer de estampas, pintora de quadros à óleo e retratista à grafite,  se encantou com a técnica da aquarela, à qual se dedica ,exclusivamente. Possui obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Acre, Londres (GB) e Sidney (AUS).  Premiada nas edições VIII e IX  do Salão Internacional de Artes Plásticas (2018/2019) e na Exposição de Outono Cia Arte Cultura (2019). Expôs suas obras no 9° Congresso Brasileiro de Herpetologia (2019) em Campinas/SP,  São Paulo (2018), São Francisco Xavier/SP (2018), Piracicaba/SP (2018), Acerburgo/SP (2018).

A própria artista explica  sua poética: ” Gosto da observação contemplativa que busca o encanto nas manchas delicadas , nas texturas intrigadas e nas cores refletidas. A beleza escondida inserida dentro de um grande tema. Deixo o meu olhar passear e buscar esse prazer de ver o belo em seres, às vezes, não tão belos. Voltar o olhar para o que não é tão essencial. Olhar o todo mas buscando suas peculiaridades, o detalhe, o despercebido, é o que me inspira”.

SOBRE O PROJETO DOTS

Os anfíbios (sapos, salamandras e cecílias) formam um dos grupos animais mais ameaçados de extinção do mundo. Estimativas globais apontam que quatro em cada dez espécies de anfíbios estão sob risco de desaparecer. No Brasil, pelo menos 41 espécies estão ameaçadas, e uma já é considerada extinta. Preocupados com essa situação, um grupo de biólogos criou um projeto para buscar, documentar e estudar todas as espécies ameaçadas do País. O Documenting Threatened Species (DoTS) é um projeto ambicioso que busca documentar e estudar todas as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção no Brasil. O principal objetivo do projeto é criar uma base de dados contento imagens de todas as espécies, além de também reunir informações sobre o estado de preservação dos locais de ocorrência das espécies ameaçadas. O DoTS é liderado pelos biólogos Pedro Peloso (Universidade Federal do Pará), Iberê Machado (Instituto Boitatá) e Guilherme Becker (Universidade do Alabama, EUA) e recebe suporte de uma rede de colaboradores e instituições. Apoio financeiro ao projeto foi dado pelo Fresno Chaffee Zoo, The University of Alabama, e o Instituto Boitatá.

 

Tags:animaisarteartistaBia MaurícioCia Arte Culturaexposiçãopupilas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Idosa de 77 anos morre atropelada por ônibus em São Caetano
Próximo artigo Evento em Santo André visa aproximação entre PM e população

Últimas notícias

Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo morre aos 66 anos
Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo, morre aos 66 anos
22/06/2025
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
22/06/2025
Novos Acessos ao Terminal de Mauá geram revolta entre passageiros
22/06/2025
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
22/06/2025
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
22/06/2025

Recomendadas

Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba
Santo AndréCultura e LazerVariedades

Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba

21/06/2025
São Bernardo dispõe de opções gratuitas de passeio para famílias no feriado prolongado
Cultura e LazerSão Bernardo

São Bernardo dispõe de opções gratuitas de passeio para famílias no feriado prolongado

20/06/2025
Feira de Brechós fortalece economia criativa no Cine Theatro Carlos Gomes neste domingo
Cultura e LazerSanto André

Feira de Brechós fortalece economia criativa no Cine Theatro Carlos Gomes neste domingo

20/06/2025
Festival Oriental de Ribeirão Pires celebra sabores da culinária asiática na próxima semana
Cultura e LazerDestaque 2Ribeirão Pires

Festival Oriental de Ribeirão Pires celebra sabores da culinária asiática na próxima semana

20/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?