Obras do novo Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes prosseguem

Projeto de restauro e requalificação deste equipamento público vai contar ainda com um boulevard, tornando a região um importante eixo cultural

 

Projeto de restauro e requalificação deste equipamento público vai contar ainda com um boulevard, tornando a região um importante eixo cultural. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

As obras de restauro do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, na região central de Santo André, prosseguem em ritmo acelerado. O local, após a finalização das intervenções, se tornará um importante eixo cultural integrado ao novo calçadão que está em construção na rua Senador Flaquer e que se juntará ao tradicional calçadão da rua Coronel Oliveira Lima e a equipamentos culturais históricos, como a Casa do Olhar e a Casa da Palavra.

O prefeito Paulo Serra esteve em vistoria nesta manhã no local e destacou a importância do resgate de um símbolo histórico como este. “Há 11 anos corremos o risco de perder este espaço, que poderia ser demolido. Mas a realidade agora é diferente, ele não será apenas resgatado, mas devolvido para nossa gente com uma proposta totalmente diferenciada. No segundo semestre entregaremos este que será um importante eixo cultural, com projeto e padrões construtivos modernos”, comemorou.

Nesta fase do restauro está sendo realizado um minucioso trabalho de recuperação das paredes internas do espaço, que possuem pinturas decorativas históricas. Este trabalho tem a atenção de profissionais especializados na preservação da memória, obedecendo às diretrizes dos órgãos de defesa do patrimônio.

Este novo conceito que será aplicado com a integração dos espaços externos pretende criar um conceito de praça coberta para permitir o trânsito do público. Na última semana teve início mais um trecho do calçadão que está em construção para integração destes espaços, desta vez no trecho entre as ruas Xavier de Toledo e Senador Flaquer, onde são realizados o nivelamento de guias e sarjetas, a substituição dos revestimentos do passeio público nos mesmos padrões utilizados nas obras de restauro, além da recuperação da capa asfáltica.

Após a finalização dos trabalhos neste local, os mesmos serviços serão realizados em novo trecho na rua Senador Flaquer, desta vez entre o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes e a rua Siqueira Campos. Na área externa, serão instalados iluminação em LED e bancos. Também será plantada vegetação adequada para proporcionar uma área de contemplação e descanso.

As intervenções contam com investimento de R$ 4,5 milhões, obtidos junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Estrutura e ao Saneamento).

 

Prefeito Paulo Serra e o vice Luiz Zacarias vistoriam obras do Theatro Carlos Gomes nesta quinta-feira. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

História – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, considerado o primeiro espaço cultural da região, foi inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi na rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degni. Em 1925, foi reinaugurado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti na localização atual, onde foi construído um novo edifício com detalhes arquitetônicos neoclassicistas e instalado um medalhão retratando o perfil do músico Carlos Gomes.

Em 1932 passou pela primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. Em 1947 foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. Fechado em 1987, foi ocupado por uma loja de tecidos e por um estacionamento, quando sua fachada foi descaracterizada. Foi desapropriado em 1991 por pressão popular e está fechado desde 2008.