25 de junho de 2021

Obras do BRT ligando o ABCD à capital devem começar em julho

Mais visitadas

Ônibus elétrico terá corredor exclusivo e ligará terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na capital, em 40 minutos na modalidade expressa

Prefeito Orlando Morando falou na cerimônia em nome dos prefeitos do ABCD. Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governador João Doria apresentou nessa sexta-feira (07/05), o projeto do BRT-ABC, um sistema de transporte rápido que conectará com ônibus, via corredor exclusivo, os municípios de São Paulo, São Caetano, São Bernardo do Campo e Santo André. Serão investidos, exclusivamente pela iniciativa privada, um total de R$ 859 milhões no novo modal de transporte metropolitano que terá capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia e permitirá avanços importantes em mobilidade urbana na região. As obras devem começar em julho, conforme previsão representantes da concessionária Metra, que ficará responsável pela implantação e operação do modal..

Quatro prefeitos participaram da cerimônia. Orlando Morando (São Bernardo), Tite Campanella (São Caetano), José de Filippi Júnior (Diadema) e Marcelo Oliveira (Mauá). O vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, também compareceu ao encontro.

“Estamos muito felizes de assinarmos o projeto do BRT do ABC. Esse é o primeiro BRT aqui no estado de São Paulo, que vai permitir a ligação de áreas importantes do Grande ABC. Uma iniciativa que exigiu estudos, planejamento, análises, para permitir que com essa alternativa, com esse modal, oferecêssemos o menor tempo possível ao menor investimento viável e, principalmente, em um tempo reduzido de implantação. Nós temos que ter pressa para atender aqueles que precisam de transporte coletivo de qualidade”, destacou Doria.

O projeto do BRT-ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, articulado, com 23 metros. O sistema de integração dos municípios da região do ABC com a capital fará o trajeto de ponta a ponta, do terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na capital, em 40 minutos na modalidade expressa. Além do bilhete expresso que dará a opção do passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções, tradicional e semiexpressa.

A obra será iniciada após a conclusão do projeto executivo em andamento, com previsão de entrega e operação total em 2023. A empresa Metra será a responsável pela implantação e gerenciamento e terá direito a 25 anos de exploração da concessão. O sistema se conectará a CPTM, Metrô, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD. Na Estação Tamanduateí o passageiro terá a opção de acessar a Linha 2-Verde do Metro ou a Linha 10-Turquesa da CPTM, de lá o passageiro tem a opção de seguir até a estação Sacomã, integrando também ao Expresso Tiradentes.

Além de ser uma nova opção aos trabalhadores do ABC que se deslocam até a capital, o novo modal de transporte atenderá especialmente aos estudantes do Grande ABC. O BRT passará pelo Instituto Mauá, Fundação Santo André, Fundação ABC entre outas universidades.

“O BRT-ABC vai levar os passageiros de modo eficiente e absolutamente coerente com a demanda da região, de acordo com os estudos de origem-destino realizados. Todos o investimentos da implementação serão feitos pela iniciativa privado, fiscalizados pelo estado”, comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. “Esperamos que em 2022 tenhamos o BRT ABC operacional para a população”, pontuou Baldy.

“Esperamos que em 2022 tenhamos o BRT ABC operacional para a população”, disse secretário Baldy. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Deslocamento rápido e seguro

O BRT-ABC vai oferecer aos passageiros deslocamento rápido e seguro. Os ônibus irão se deslocar em faixas exclusivas, sem qualquer interferência de outros veículos ou do trânsito nas vias. Semáforos inteligentes serão capazes de identificar os ônibus do BRT, priorizarão a abertura, fazendo com que não fiquem esperando parado no farol.

O conforto e a acessibilidade estão presentes em todo projeto. O piso será em nível da plataforma, facilitando o embarque e desembarque de passageiros; especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência. O pagamento da passagem será nas estações para evitar filas e diminuir o tempo de paradas.

Políticos do ABCD

De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o anúncio é mais uma importante conquista para moradores da cidade. “Com as obras do BRT ABC, São Bernardo passará a ter sua primeira conexão, via transporte público, ao sistema metroviário de São Paulo, o que é extremamente importante para nossa população que se desloca diariamente até a Capital”, destacou. “O BRT soma-se ainda ao anúncio que tivemos nesta semana do início, no próximo mês, das obras do Piscinão Jaboticabal e dos investimentos no Corredor ABD”, comentou Morando.

O vice-prefeito Luiz Zacarias esteve presente na reunião de apresentação do BRT-ABC nesta sexta no Palácio dos Bandeirantes e destacou o impacto que esta obra terá na região. “Se trata de um sonho antigo e a obra agora vai acontecer. Ela não será importante apenas na questão viária, mas pela infraestrutura que será embarcada próximo aos pontos e paradas. A região da rua Afonsina, que terá uma estação, sofre com enchentes e a construção concomitante do piscinão Jaboticabal, vai resolver também este problema de décadas na região”, comemorou.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações