VOLTAR
  • Cidades

O que fazer faltando menos de 40 dias para o Enem

Roberto Pupim Dalpino, da Dalpino Educacional, dá dicas sobre como se preparar faltando menos de dois meses para as provas

  • Educação do município conta com mais de 7.000 alunos matriculados; Prefeitura também irá distribuir uniformes para todos os estudantes.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/09/2019
  • Compartilhar:

Roberto Pupim Dalpino, da Dalpino Educacional, dá dicas sobre como se preparar faltando menos de dois meses para as provas

enem

Provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Foto: Agência Brasil

 

 

O Enem está chegando e para muita gente isso significa menos tempo para estudar todo o conteúdo. Faltam menos de 40 dias para a primeira aplicação das provas, com datas marcadas para 03 e 10 de novembro e, afinal, ainda dá tempo de estudar?

Roberto Pupim Dalpino, da Dalpino Educacional, acredita que sim. “Agora não é hora de desespero. Nessa reta final, é importante estudar de maneira estratégica para conseguir um bom resultado no exame”, afirma. A Dalpino Educacional prepara aulas personalizadas conforme o perfil de cada aluno, desde o ensino infantil até o superior. A empresa, especializada no acompanhamento escolar, também presta serviços de aulas particulares e aulas em grupo com professores especializados em todas as disciplinas.

Por se tratar de uma prova extensa, de longa duração (são 180 questões e mais de dez horas de prova) e com um conteúdo abrangente (são cobradas todas as matérias do Ensino Médio), espera-se que o aluno esteja se preparando há algum tempo. “É preciso ser realista. É muita coisa para estudar e em dois meses é impossível passar integralmente por todo o conteúdo. Por isso, agora é hora de o aluno focar nas disciplinas que ele domina para garantir uma boa pontuação nas matérias que ele já sabe”.

Por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do ProUni (Programa Universidade para Todos), o ENEM é a porta de entrada para diversas universidades brasileiras e instituições portuguesas. Além disso, o exame possibilita o financiamento e apoio estudantil através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como mais de seis milhões de pessoas estão inscritas para a edição deste ano a disputa de vagas será bem alta e cada ponto fará toda a diferença. Por isso, Dalpino separou algumas dicas sobre como se preparar nessa reta final para ir bem nas provas e garantir de vez uma vaga no ensino superior.

Disciplina: esse é o momento de levar a sério seu cronograma de estudos e o ideal é que ele esteja adaptado ao tempo que falta para a prova. Otimize sua rotina para que nenhum conteúdo seja deixado para trás. Lembre-se: é melhor garantir pontos naquilo que você tem mais facilidade do que ficar quebrando a cabeça com o que é mais difícil. O tempo é precioso nesses meses finais.

Resumos: o hábito de escrever o conteúdo aprendido é um método praticamente infalível para compreender a matéria. Faça resumos das partes mais importantes daquilo que você estudou, isso ajuda muito para memorizar as informações.

Simulados: faça questões das provas anteriores e, se possível, tente imitar a situação que você encontrará na prova. Tente realizar todas as questões dentro do tempo determinado, assim já é possível controlar os minutos necessários para cada questão e não ter nenhuma surpresa na hora do exame. Outra dica importante é começar a prova pelo que você tem mais facilidade: assim você já elimina diversas questões e fica com mais tempo para realizar aquelas que são mais difíceis.

Acompanhe as notícias: essa dica é fundamental principalmente para a redação porque, geralmente, são cobrados assuntos relacionados a questões culturais, sociais e políticas da atualidade. Por isso, fique antenado para acontecimentos recentes do Brasil e do mundo. O conhecimento de mundo é tão importante quanto saber a teoria!

Cuide de você: ter seriedade com os estudos é importante, mas lembre-se que o ENEM é a maratona dos vestibulares, e o cansaço físico e mental pode comprometer o desempenho na hora da prova. Tire um tempo para ficar com a família e os amigos e faça atividades que lhe tragam prazer. Além disso, tenha uma alimentação saudável e reserve uma hora do seu dia para fazer alguma atividade física, tudo isso contribui para se sair bem nos dias das provas.

Apesar de ser uma prova extensa, complexa e muito cansativa, o aluno que tiver foco e determinação consegue passar com sucesso pelos dois dias de ENEM para garantir a tão esperada vaga na universidade.

Serviço

ENEM 2019

03 novembro: Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

10 novembro: Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Para mais informações sobre a prova, acesse: https://enem.inep.gov.br/