No ABCD, só o prefeito de Diadema não elegeu seus deputados neste pleito
Demais chefes do Executivo da Região emplacaram pelo menos um candidato aliado nesta eleição
Demais chefes do Executivo da Região emplacaram pelo menos um candidato aliado nesta eleição
José de Filippi Júnior (PT) foi o único prefeito do ABCD que não conseguiu eleger neste domingo (02/10) pelo menos um deputado. Os dois candidatos apoiados por ele na cidade não foram eleitos.
O vereador Orlando Vitoriano (PT) obteve 54.200 votos e não foi eleito como deputado federal. Em Diadema, o petista recebeu 33.263 votos. O mesmo aconteceu com Josemundo Queiroz, o Josa (PT), presidente da Câmara. O parlamentar obteve 57.020 para deputado estadual e ficou com a primeira suplência. Na cidade, Josa teve 31.948 votos.
Outras cidades
Em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando (PSDB) elegeu dois candidatos. Sua esposa Carla Morando foi reeleita deputada estadual e o vice-prefeito Marcelo Lima (SD) conquistou uma vaga na Câmara Federal.
Em São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior conseguiu reeleger o filho Thiago Auricchio (PL) como deputado estadual. Já prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), elegeu sua mulher Ana Carolina (Cidadania). Fernando Marangoni, que é de Santo André, mas não tinha o apoio exclusivo do grupo governista como é o caso das outras cidades, também foi eleito deputado federal.
Em Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) ajudou a eleger o aliado Rômulo Fernandes (PT), que obteve 75.033, sendo 28.543 na cidade, onde o campeão de votos foi Atila Jacomussi com 41.076.
Em Ribeirão Pires, o grupo do ex-prefeito Clóvis Volpi (PL) trabalhou com exclusividade para Thiago Auricchio, que foi reeleito.
A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, também apoiou o filho do prefeito de São Caetano, Thiago.
Também em Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, que briga na Justiça para retornar ao cargo de prefeito apoiou a reeleição da deputada Carla Morando e a parlamentar foi a mais votada na cidade.