VOLTAR
  • Cidades

No 1º dia do Toque de Recolher, GCM de S.Bernardo fecha 4 estabelecimentos

Com 10 pontos de bloqueio, Prefeitura conteve circulação de pessoas entre 22h e 4h e fez abordagem de 1,6 mil veículos; nenhuma festa irregular foi registrada  

  • Em pouco mais de quatro meses de vigência, operação orientou mais de 128 mil pessoas em pontos de bloqueios e em atendimentos realizados pela GCM de São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/06/2021
  • Compartilhar:

Com 10 pontos de bloqueio, Prefeitura conteve circulação de pessoas entre 22h e 4h e fez abordagem de 1,6 mil veículos; nenhuma festa irregular foi registrada 

Com 10 pontos de bloqueio, Prefeitura conteve circulação de pessoas entre 22h e 4h e fez abordagem de 1,6 mil veículos; nenhuma festa irregular foi registrada. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Em mais uma iniciativa para conter o avanço da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo retomou nesta segunda-feira (31/05) a Operação de Toque de Recolher, das 22h às 4h. No primeiro dia de vigência da ação, que restringe o funcionamento do comércio e serviços, a Guarda Civil Municipal promoveu o fechamento de quatro estabelecimentos comerciais, por desrespeito às normas sanitárias, enquanto outros 1,6 mil veículos foram abordados nos dez pontos de bloqueio espalhados pelo município.

Segundo balanço divulgado pela Guarda Civil Municipal, das 22h às 4h, as equipes da corporação orientaram ainda 2.337 pessoas e atenderam seis ocorrências aglomeração em praças e vias públicas, resultado na dispersão de 80 pessoas que estavam presentes nesses locais. Comandada pela GCM de São Bernardo, a operação contou ainda com apoio de agentes das polícias Civil e Militar, equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico. Durante a operação, não houve registro de pancadões e festas irregulares na cidade.

Na avaliação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a ampliação das medidas de restrição é mais uma iniciativa da Prefeitura para controlar o avanço da pandemia. “O momento atual exige cuidado redobrado. Por isso, nos antecipamos e retomamos a Operação Toque de Recolher. Uma iniciativa que no início do ano se mostrou eficiente para conter a circulação de pessoas e controlar o contágio da Covid-19”, afirmou o chefe do Executivo. “Contamos mais uma vez com a colaboração de toda a população”.

BLOQUEIOS – Para conter a circulação de veículos e pedestres na cidade, a Prefeitura de São Bernardo implantou bloqueios de segurança em diversas regiões, incluindo o Centro, Taboão, Piraporinha, Riacho Grande e Vila São Pedro. O patrulhamento de rotina e as rondas ostensivas também reforçaram a ação.

REGRAS – Conforme o decreto nº 21.574, publicado no Notícias do Município, a chamada Fase de Transição do Plano São Paulo, determinada pelo Governo do Estado, fica estendida no território municipal até o dia 13 de junho de 2021. Dessa forma, as atividades econômicas, sociais e administrativas ficam autorizadas a funcionar entre as 6h e 21h, com capacidade de ocupação de até 40% do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e manutenção de todas as medidas de prevenção ao Coronavírus, entre elas uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura e uso de álcool em gel.