VOLTAR
  • Cidades

No 1º dia de ação contra covid-19 em cortiços de S.Caetano, 4 testam positivo

Foram 103 pessoas que fizeram exames; meta  para os próximos 45 dias é atingir 15 mil pessoas que moram em habitações coletivas  

  • Foram 103 pessoas que fizeram exames neste primeiro dia de ação nos cortiços; meta  para os próximos 45 dias é atingir 15 mil pessoas que moram em habitações coletivas.
    Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/06/2020
  • Compartilhar:

Foram 103 pessoas que fizeram exames; meta  para os próximos 45 dias é atingir 15 mil pessoas que moram em habitações coletivas

Foram 103 pessoas que fizeram exames neste primeiro dia de ação nos cortiços; meta  para os próximos 45 dias é atingir 15 mil pessoas que moram em habitações coletivas. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

 

A Prefeitura de São Caetano iniciou nesta quarta-feira (17/o6) a testagem em massa em habitações coletivas, popularmente conhecidas como cortiços. O objetivo é identificar, especialmente, pessoas que contraíram o coronavírus e não apresentaram sintomas, e que, sem o diagnóstico, são potenciais transmissores da covid-19. No primeiro dia da ação, foram testadas 103 pessoas, sendo que 4 positivaram para o coronavírus. A meta da Secretaria de Saúde é levar o teste rápido aos 15 mil moradores de habitações coletivas da cidade.

O resultado de cada exame sai em até 15 minutos. “Queremos identificar os assintomáticos, que são propagadores do vírus sem saber”, disse o prefeito José Auricchio Júnior.

O morador Danilo Cazageira Silva, de 21 anos,  gostou da oportunidade de  fazer o teste gratuitamente. “Eu não teria condições financeiras de fazer o teste pago”, disse o morador do Bairro Santa Paula.

Outro morador da localidade, o jornalista e escritor Hildebrando Pafundi, de 80 anos, também elogiou a ação. “É uma grande iniciativa. Outras prefeituras deveriam fazer o mesmo, já que combate uma doença grave e sem tratamento”, avaliou, para, em seguida, mostrar satisfação com o resultado negativo do teste. “O coração está aliviado.”

Vizinha do sr. Hildebrando, Maria do Carmo Santos Oliveira também testou negativo para o coronavírus. “Fico mais tranquila, mas continuarei adotando todos os cuidados para que essa doença não chegue perto de mim.”