VOLTAR
  • Variedades

Mutirão vacina contra a Covid mais de 3.800 pessoas em Mauá

Desse total, 2.050 eram crianças, principais alvos da ação realizada neste sábado 

  • Vacinação em família: Alexandre de Lima Campos tomou a dose de reforço, enquanto os filhos Isaac e Lívia deram início à imunização.
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/01/2022
  • Compartilhar:

Desse total, 2.050 eram crianças, principais alvos da ação realizada neste sábado

vacinação de pai e filhos na UBS Vila Magini

Vacinação em família: Alexandre de Lima Campos tomou a dose de reforço, enquanto os filhos Isaac e Lívia deram início à imunização. Foto: Divulgação/PMA

A Prefeitura de Mauá realizou neste sábado (22/01) o primeiro mutirão de vacinação contra a Covid do ano. Segundo dados prévios da Secretaria Municipal de Saúde, 3.825 pessoas receberam o imunizante nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que estiveram abertas ao longo de todo o dia. Desse total, 2.050 eram crianças, principais alvos da ação realizada neste sábado. As demais 1.775 foram pessoas com mais de 12 anos aptas a receber primeira, a segunda ou a dose de reforço. A vacinação continua na segunda-feira, a partir das 9h, em todos os postos de saúde do município.

O principal público a ser vacinado no momento são as crianças a partir de 7 anos, sem comorbidades, e também de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiência ou autismo. Quem tiver 12 anos ou mais, porém,  também pode procurar a UBS mais próxima para se imunizar.

É importante lembrar pais e responsáveis a realizar o cadastro prévio das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso clicar no botão ‘Crianças até 11 anos’ e preencher os dados.

A criança que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra a Covid.

É necessário levar a carteira de vacinação e o CPF da criança. Quem ainda não tem o documento pode solicitá-lo pelo site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp) ou em uma agência dos Correios.

Nesse caso, o pai ou responsável precisa apresentar RG próprio, Certidão de Nascimento ou RG da criança. O documento tem taxa de R$ 7, que deve ser pago na hora.

Comorbidades também precisam ser comprovadas por meio de receituário, exames ou relatório médico, com a descrição do problema de saúde ou da deficiência.

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.