Mutirão vacina contra a Covid mais de 3.800 pessoas em Mauá
Desse total, 2.050 eram crianças, principais alvos da ação realizada neste sábado
Desse total, 2.050 eram crianças, principais alvos da ação realizada neste sábado
A Prefeitura de Mauá realizou neste sábado (22/01) o primeiro mutirão de vacinação contra a Covid do ano. Segundo dados prévios da Secretaria Municipal de Saúde, 3.825 pessoas receberam o imunizante nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que estiveram abertas ao longo de todo o dia. Desse total, 2.050 eram crianças, principais alvos da ação realizada neste sábado. As demais 1.775 foram pessoas com mais de 12 anos aptas a receber primeira, a segunda ou a dose de reforço. A vacinação continua na segunda-feira, a partir das 9h, em todos os postos de saúde do município.
O principal público a ser vacinado no momento são as crianças a partir de 7 anos, sem comorbidades, e também de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiência ou autismo. Quem tiver 12 anos ou mais, porém, também pode procurar a UBS mais próxima para se imunizar.
É importante lembrar pais e responsáveis a realizar o cadastro prévio das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso clicar no botão ‘Crianças até 11 anos’ e preencher os dados.
A criança que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra a Covid.
É necessário levar a carteira de vacinação e o CPF da criança. Quem ainda não tem o documento pode solicitá-lo pelo site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp) ou em uma agência dos Correios.
Nesse caso, o pai ou responsável precisa apresentar RG próprio, Certidão de Nascimento ou RG da criança. O documento tem taxa de R$ 7, que deve ser pago na hora.
Comorbidades também precisam ser comprovadas por meio de receituário, exames ou relatório médico, com a descrição do problema de saúde ou da deficiência.
É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.
A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.