
O ex-vereador e emancipador Amaury Martins Carvalho faleceu na manhã desta terça-feira aos 103 anos. Amaury, que nasceu em São Paulo, Capital, em 27 de setembro de 1922, e desde 1930 residia em Diadema, será velado no plenário da Câmara de Diadema e será sepultado no cemitério Municipal. A causa do óbito ainda não foi divulgada.
Amaury participou e foi um dos líderes do movimento de emancipação de Diadema, então ligado como distrito a São Bernardo.
Dono do título de eleitor nº 14, Amaury foi eleito vereador de Diadema para a terceira legislatura (1969 a 1972). É de sua autoria o projeto que incluiu Eldorado no calendário turístico do Estado de São Paulo.
Em 2022, Amaury foi homenageado pelo vereador Josa Queiroz com uma placa de Honra ao Mérito como cidadão, autonomista, jornalista, vereador e memorialista. “Tenho orgulho de ter sido criado e de morar em Diadema. Cheguei aqui em 1930 e trabalhei arduamente pela emancipação do município”, disse o ex-vereador no dia da homenagem.
Nos últimos anos, a convite do amigo e memorialista Walter Adão Carreiro, Amaury colaborou com o levantamento da história de Diadema, por meio de relatos e doação de fotos e documentos para o acervo do Centro de Memória.
O velório será na Câmara Municipal nesta quarta-feira (02/07), entre 9h e 15h, e o sepultamento será no cemitério municipal.