Morando anuncia entrega do Hospital Veterinário Público para setembro

Mais visitadas

Equipamento será responsável por zerar a fila de castrações para controle populacional, além de realizar consultas e exames dos pets da população de baixa renda

início das obras do hospital veterinário de São Bernardo
Prefeito Orlando Morando anuncia entrega do Hospital Veterinário Público para setembro. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta sexta-feira (01/07),  que será em setembro a instalação do 1° hospital veterinário público da cidade. O novo equipamento, a ser instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – localizado na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740 –, será responsável pelo plano de zerar a fila de castrações para controle populacional, além de realizar consultas e exames dos pets da população de baixa renda, entre outros serviços.

Em 2018, a Prefeitura chegou a anunciar o novo equipamento, mas com o início da pandemia o projeto teve de ser adiado para priorizar outros hospitais para tratamento da Covid-19, mas, agora, o projeto foi retomado e o hospital será inaugurado em dois meses.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, esse é mais um compromisso que estava previsto em seu plano de governo e que agora poderá ser realizado, por meio de emenda parlamentar da deputada Carla Morando no valor de R$ 1,5 milhão. “A parceira com o governo do Estado e mais esta emenda vão garantir o custeio dos primeiros meses de funcionamento do hospital. Esta é uma política pública que veio para ficar na nossa cidade”, detalhou o chefe do Executivo durante o ato de divulgação do novo serviço. A cerimônia também foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcelo Lima, pela deputada estadual Carla Morando e pelo secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola, que é ativista da causa animal e foi quem solicitou ao prefeito a construção do hospital veterinário. Inclusive esse equipamento receberá o nome do pai de Pery: Deputado Waldir Cartola.

CHAMAMENTO PÚBLICO

Nos próximos dias, será publicado nos atos oficiais do município o novo edital de chamamento público para a instalação e gestão do serviço no equipamento de saúde. Poderão participar do processo entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária seja o atendimento na área da saúde. A expectativa é de que todo o processo seja finalizado até setembro deste ano, para início do funcionamento do novo hospital.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, pontuou que além das castrações, o hospital também irá atender outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, explicou.

ESTRUTURA

O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. O equipamento terá capacidade para realizar 500 consultas e 400 castrações por mês, com custeio mensal de R$ 300 mil. As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por médicos veterinários, auxiliares, equipes de apoio, entre outros.

CASTRAMÓVEL

Além do novo hospital veterinário, a Prefeitura conta com o serviço de castração itinerante, por meio do Castramóvel, inaugurado em 2020. O Castramóvel leva o serviço de controle populacional de animais aos bairros mais distantes e para a população mais carente do município, que tem dificuldade de acesso ao CCZ.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações