
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes se tornou o centro das atenções, na noite desta quarta-feira (30/7), ao ser flagrado mostrando o dedo do meio na Neo Química Arena, em São Paulo. Moraes, que é torcedor do Corinthians, estava no estádio para assistir à vitória do time contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, horas depois de ter sido sancionado pelos Estados Unidos sob a Lei Magnitsky.
O gesto obsceno, flagrado em foto, ocorreu em meio a vaias de torcedores. O registro se espalhou rapidamente pelas redes sociais, gerando reações de políticos e apoiadores de Jair Bolsonaro, que já criticam o ministro do STF há tempos.
Nas redes, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou a “postura de ministro sancionado”, enquanto o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) ironizou o episódio, usando a expressão “Deus Moraes”. Já a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) fez uma brincadeira, sugerindo que o gesto seria para o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido nos Estados Unidos.
A sanção dos Estados Unidos contra Moraes, citada nos posts dos políticos, foi baseada na Lei Magnitsky, que é usada contra indivíduos que violam direitos humanos. A lei pode dificultar o acesso do ministro a serviços financeiros e tecnológicos no país. .
Moraes foi visto chegando ao estádio sorridente e acompanhado da esposa, Viviane Barci de Moraes. Apesar do gesto polêmico, ele acenou para o público em outros momentos da partida e também disse “Vai Corinthians”.