Após enchente, bairro Fundação quer benefício da Prefeitura de S.Caetano
Governo anunciou nesta sexta-feira pacote de medidas a serem adotadas para as vítimas das enchentes
Governo anunciou nesta sexta-feira pacote de medidas a serem adotadas para as vítimas das enchentes
Os moradores do Bairro Fundação, em São Caetano do Sul, estiveram nesta quarta-feira (20/03) reunidos com Daniel Córdoba, secretário de Assistência e Inclusão Social, e o assessor Bruno Vassari. O objetivo dos munícipes era apresentar ao prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) uma pauta de reivindicações, após a catástrofe que atingiu o bairro na enchente em 10 de março.
Mesmo sem a participação do prefeito, os moradores distribuíram aos representantes a pauta que tem como itens a isenção do IPTU e da conta de água e taxa de lixo, um auxílio financeiro por perdas e danos, igual para todos atingidos pela enchente (sem limite de renda), limpeza do leito do Rio Tamanduateí e das bocas de lobo e esgoto do bairro, criação de um plano de emergência efetivo para casos de enchentes e um plano de logística para resgates, e de apoio às famílias afetadas após a catástrofe.
Também pediram a divulgação do estudo feito para realização dessa obra, esclarecimento sobre o motivo da elevação em cerca de 40 cm nas ruas do bairro, um estudo do impacto do piscinão localizado na Av. dos Estados, próximo ao Shopping Central Plaza e a instalação de sistema de prevenção às enchentes. Os representantes disseram aos munícipes que todos moradores do bairro estarão isentos do IPTU e da conta de água e taxa de lixo, mas ainda será confirmado a periodicidade da isenção. Os dois funcionários do governo municipal confirmaram que por hora haverá ajuda financeira, mas que ainda estão estudando os critérios para a distribuição de renda.
Os moradores exigiram direitos para todos, mas houve a argumentação de que os moradores de baixa renda são prioridade. Após a conversa, o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) foi acionado e já estão sendo efetuadas as limpezas no bairro.
Os moradores foram informados durante a reunião que o governo local planeja implementar a instalação de câmeras para monitoramento do rio até o 2º semestre deste ano. Alegam que planejam, mas só para o próximo verão, a instalação de sirenes. E que também foi criada uma Comissão de Emergências que, em caso de enchente ou outra tragédia, terá pleno poder para deslocar recursos para pronto atendimento, equipamentos, ajuda social.
O governo ficou de encaminhar para a Secretária de Obras o pedido de estudos. Os moradores ficaram de aguardar um posicionamento do prefeito, porém acreditam que apesar de não haver um estudo o piscinão não aguenta um volume de água similar ao do dia da última enchente. Uma vez que ele recebe excessos dos rios Tamanduateí e Meninos. A água tende a voltar para a área de escape, no caso, o bairro Fundação.
O governo ficou de analisar as propostas e nesta sexta-feira (22/03) o prefeito apresentouem coletiva de imprensa um pacote de medidas para as vítimas das enchentes.
Conheça a Pauta entregue pelos moradores à Prefeitura
• Isenção IPTU
• Isenção da conta de água e taxa de lixo
• Auxílio financeiro por perdas e danos, igual para todos atingidos pela enchente. (sem limite de renda)
• Limpeza do leito do Rio Tamanduateí
• Limpeza das bocas de lobo e esgoto do bairro
• Instalação de sistema de prevenção às enchentes (Como sirenes de alarme com sensores)
• Plano de emergência efetivo para casos de enchentes. Defesa Civil e Bombeiros melhor preparados para situações de risco.
• Plano de logística para resgates, e de apoio às famílias afetadas após a catástrofe
• Esclarecimento sobre o motivo da elevação, em cerca de 40cm, nas ruas do bairro. Divulgação do estudo feito para realização dessa obra, mostrando qual é o real benefício
• Estudo do impacto do piscinão localizado na Av. dos Estados, próximo ao Shopping Central Plaza. Que afeta diretamente o bairro.