VOLTAR
  • Cidades

Moradores do ABCD enfrentam falta de energia; Prefeitos acionam Enel na Justiça

São Bernardo, São Caetano e Santo André criticam concessionária responsável por resolver problemas da falta de luz

  • Moradores do ABCD enfrentam falta de energia.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/11/2023
  • Compartilhar:

São Bernardo, São Caetano e Santo André criticam concessionária responsável por resolver problemas da falta de luz

falta de energia

Moradores do ABCD enfrentam falta de energia. Foto: Divulgação

Moradores dos sete municípios do ABCD reclamam que estão desde esta sexta-feira à tarde (03/11) sem energia elétrica por conta das chuvas e da ventania que atingiram a região. O temporal causou muitos estragos e queda de árvores que atingiram a fiação elétrica, o que tem dificultado o trabalho de restabelecimento. Pelos menos três cidades – São Caetano, São Bernardo e Santo André vão acionar a Justiça contra a Enel, concessionária responsável por esse serviço.

Em São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior reclama na demora da Enel para resolver os problemas e informou que  acionará a Justiça por conta dos transtornos.

“A Prefeitura de São Caetano do Sul por meio da Defesa Civil, GCM, Saesa, Semob, CGE e Bombeiros, continua trabalhando incessantemente para restabelecer os serviços e reparos na cidade frente ao grande vendaval que atingiu ontem a região metropolitana.

Reiteradas vezes acionamos a Enel para restabelecer, de imediato, o fornecimento de energia elétrica. Também tomaremos as medidas administrativas e judiciais cabíveis contra a companhia de energia elétrica”, informou a administração por meio de nota.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, um dos mais críticos com relação as serviços da Enel, fez duras críticas à concessionária. “É inacreditável que, mesmo diante de tantas denúncias e reclamações públicas que fazemos, a Enel continua prestando um péssimo serviço, deixando a população nas mãos. As fortes chuvas e vendavais que atingiram a região nesta sexta-feira de fato causaram problemas na rede elétrica de muitas cidades, mas é um absurdo ver relatos de falta de energia desde ontem à tarde. Estamos cobrando atendimento imediato da Enel para restabelecimento da energia nos bairros afetados e seguiremos pedindo investigação contra a empresa no Ministério Público”, afirmou.

queda de árvores em São Caetano

Chuvas causaram estragos e queda de árvores. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André se manifestou sobre o caos por conta da falta de energia. “Após a tempestade que afetou fortemente a região do ABC, a Prefeitura de Santo André prontamente restabeleceu e intensificou  os serviços competentes a ela, em especial  a manutenção, desobstrução e limpeza de vias  todas as regiões. Além disso, estamos cobrando sistematicamente a Enel para o restabelecimento da energia em vários bairros da cidade. Encaminharemos também todas as irregularidades e relatos da má prestação de serviço do fornecimento de energia ao Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores para providências.”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Devido à  falta de luz, moradores tem informado neste sábado (4) que enfrentam dificuldades para cuidarem de familiares doentes, crianças e idosos.

Moradores de Diadema  relatam que desde às 16h30 desta  sexta (3) o bairro de Taboão está sem energia por causa queda de um telhado sobre a fiação elétrica na região. Não houve vitimas, mas o fato causa transtornos pois há uma pessoa doente, acamada.

A Prefeitura de Ribeirão Pires também se manifestou sobre o assunto. “As fortes rajadas de vento que atingiram o Grande ABC e outras regiões nessa sexta-feira (3) causaram dezenas de registros de queda de árvores em Ribeirão Pires. As equipes da Defesa Civil Municipal, com apoio de profissionais da Prefeitura, estão trabalhando no atendimento às ocorrências, para reestabelecer os serviços básicos – junto à ENEL – e liberar vias obstruídas. Não houve registro de vítimas na cidade”, comunicou a administração do prefeito Guto Volpi.

Diadema emitiu nota oficial sobre os problemas  causados pelas chuvas.

Leia a íntegra

“Devido às chuvas ocorridas na tarde desta sexta-feira (03/11), o município registrou ocorrências de queda de árvores, nas ruas Cidade de Jundiaí, Alfenas e Passagem São Gaspar, avenida Paranapanema e Rua Perobas atendidas com sucesso;
Queda de árvore em cima de veículo a Rua Maria Helena. A Enel foi acionada e retirou a árvore por volta das 1h30;
Queda de árvore em cima de veículo na Rua da Granja, que aguarda retirada da Enel;
Curto circuito em fiação de rede elétrica na avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, altura do número 2424. A energia já está restabelecida;
Acidente envolvendo um veículo utilitário tipo van na Avenida Antônio Piranga, sem vítimas;
Em razão das quedas de árvores e comprometimento da rede primária de energia, alguns semáforos de vias como Avenida Piraporinha, corredor ABD, Prestes Maia, Maria Leonor e Casa Grande ficaram desativados. Já foram normalizados os da Avenida Piraporinha e corredor ABD.
Demais estão sendo restabelecidos gradativamente e as equipes de trânsito estão organizando o fluxo nas vias principais até o restabelecimento total”.

 O que diz a Enel

Por meio de nota, a concessionária Enel disse que reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e “está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos”.

Veja a íntegra da nota:

A Enel Distribuição São Paulo informa que as fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento de até 104km/h que atingiram a área de concessão nesta sexta-feira (3) provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos inteiros da rede de distribuição em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, , foram registrados mais de 1.200 chamadas para quedas de árvores. A companhia reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos. Informa ainda que as regiões mais afetadas foram as zona Sul e Oeste e está avaliando a extensão dos danos causados. Devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia será de forma gradual e, em alguns casos,  pode levar mais tempo. A Enel orienta que os clientes que estejam sem luz, priorizem os canais digitais da companhia por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site www.enel.com.br.