VOLTAR
  • Cidades

Morador de R.Pires é suspeito de participar de desvio de R$ 500 mil do auxílio

Polícia Federal deflagra Operação Money Leak para apurar crimes de fraude; PF cumpriu nesta terça mandados de busca e apreensão na cidade do ABCD e também em Florianópolis/SC

  • Polícia Federal de Campinas cumpriu mandados contra fraudes no auxílio emergencial —
    Foto: Divulgação/Polícia Federal
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/09/2022
  • Compartilhar:

Polícia Federal deflagra Operação Money Leak para apurar crimes de fraude; PF cumpriu nesta terça mandados de busca e apreensão na cidade do ABCD e também em Florianópolis/SC

agentes da Polícia Federal

Polícia Federal de Campinas cumpriu mandados contra fraudes no auxílio emergencial — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13/09), a Operação Money Leak, visando aprofundar as investigações acerca de organização criminosa especializada no desvio de recursos do auxílio emergencial. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, sendo um em Ribeirão Pires/SP e outro em Florianópolis/SC.

Segundo apurado, a organização criminosa teria invadido, no período investigado (entre 23/maio e 16/junho de 2020), pelo menos 465 contas da Caixa Econômica Federal, ocasião em que subtraiu valores do auxílio emergencial por meio de 519 transações fraudulentas, distribuídas em 508 saques, sendo a maioria na região metropolitana de Campinas/SP.

Além dos saques, também foram detectadas outras operações tais como: 1 (um) pagamento de boleto bancário, 8 (oito) transações por comércio eletrônico e 2 (duas) transferências para contas da Caixa Econômica Federal, causando um prejuízo próximo a meio milhão de reais.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de furto mediante fraude e formação de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas, com o objetivo de serem examinados e identificar todas as demais fraudes praticadas bem como outros possíveis envolvidos nos crimes.

O nome da operação significa vazamento de dinheiro, em inglês, e é uma referência às saídas ilícitas de recursos do Auxílio Emergencial por meio de crimes cibernéticos.

agentes da Polícia Federal

Polícia Federal deflagra Operação Money Leak para apurar crimes de fraude. Foto: Divulgação