VOLTAR
  • Política

Ataque a jornalista: Deputada Carla Morando pede cassação de Douglas Garcia  

Deputado estadual apoiador de Tarcísio de Freitas atacou Vera Magalhães durante debate feito por veículos de comunicação nesta semana

  • Reeleita deputada, Carla Morando defende reconstrução do PSDB.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/09/2022
  • Compartilhar:

Deputado estadual apoiador de Tarcísio de Freitas atacou Vera Magalhães durante debate feito por veículos de comunicação nesta semana

carla morando

Deputada Carla Morando pede cassação de Douglas Garcia . Foto: Divulgação

A deputada estadual Carla Morando (PSDB) está entre os oito parlamentares que entraram com representação no Conselho Ética da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) contra o deputado estadual que hostilizou a jornalista Vera Magalhães durante debate eleitoral promovido por veículos de comunicação nesta semana.

“O deputado Douglas Garcia é reincidente e contumaz em abusar das prerrogativas parlamentares para ofender, constranger e humilhar a seu bel-prazer quaisquer pessoas que entenda não compactuar de sua visão política, ideológica ou social – muito especialmente, na grande maioria das vezes, dirigindo a mulheres tais ofensas, constrangimentos e humilhações, inclusive às colegas parlamentares – tanto que já foi, por duas vezes, punido por esse Conselho de Ética com a penalidade de advertência que, constata-se agora, revelou-se branda e insuficiente para coibir novas violações ao decoro”, justificou Carla Morando na representação.

Para a deputada, o episódio de ataque é grave pelo fato de ter se dado em um contexto de intimidação e constrangimento ao livre exercício da imprensa. “Parte das jornalistas mulheres, infelizmente, vem se tornando o padrão de agressões praticadas por razões políticas e ideológicas contra essas profissionais”.

Carla Morando defendeu o exercício da profissão da profissional de imprensa. “A jornalista Vera Magalhães é uma das profissionais mais conhecidas e conceituadas do país; há anos atua com destaque e reconhecida competência em veículos de alcance nacional e internacional, tendo conquistado a merecida admiração do público e de seus pares”, concluiu a deputada.

jornalista Vera Magalhães e o deputado Douglas Garcia

Deputado estadual apoiador de Tarcísio de Freitas atacou Vera Magalhães durante debate feito por veículos de comunicação nesta semana. Foto: Reprodução

Investigação do MP

A Procuradoria-geral do Ministério Público (MP) de São Paulo também  vai investigar o deputado estadual Douglas Garcia por suspeita de crimes de stalking e dano emocional à jornalista Vera Magalhães.  Nesta quarta (14/), o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, abriu a investigação criminal contra o deputado Douglas Garcia, que atacou , ofendeu e intimidou a jornalista Vera após o debate entre candidatos ao governo de São Paulo, realizado por TV Cultura, Folha e UOL, na noite de terça-feira (13/09).

Adversários

A equipe de Rodrigo Garcia (PSDB) informou que o governador e candidato à reeleição foi o primeiro candidato ao Governo de São Paulo a dar uma declaração pública condenando o ataque  do deputado federal Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães.

“Meu total repúdio ao ataque covarde que a jornalista Vera Magalhães sofreu, após o debate da TV Cultura, vindo de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo. Minha solidariedade a você, Vera”, disse Rodrigo em publicação nas redes sociais às 1h34 de quarta (14).

Os outros candidatos se manifestaram em outros horários da madrugada ou até durante a manhã.

Douglas Garcia, apoiador da coligação de Tarcísio de Freitas, avançou sobre a jornalista no estúdio do debate, chamando Vera de “uma vergonha” e tentando constrangê-la com uma informação mentirosa sobre o salário da profissional. Ela teve que ser protegida por um segurança e o episódio só foi encerrado com a intervenção de outros jornalistas.

“São Paulo não vai deixar essa turma de extremista, misógino e assediador governar. Você acha que essa turma que agride as mulheres vai manter ou acabar com os programas de proteção às mulheres que criamos aqui? Não vamos deixar eles tomarem São Paulo”, afirmou Rodrigo.