VOLTAR
  • Economia

Metalúrgicos do ABC se reúnem com Dória nesta quinta para tratar da compra da Ford

Sindicato também teve reunião com Ford para discutir calendário de negociações; resultado do encontro será divulgado em assembleia

  • Trabalhadores da Ford participam de assembleia nesta terça-feira.
    Foto: Divulgação/Adonis Guerra/SMABC
  • Por: Redação
  • Publicado em: 26/03/2019
  • Compartilhar:

Sindicato também teve reunião com Ford para discutir calendário de negociações; resultado do encontro será divulgado em assembleia

metalúrgicos do abc

Trabalhadores da Ford participam de assembleia nesta terça-feira. Foto: Divulgação/Adonis Guerra/SMABC

Representantes dos Metalúrgicos do ABC terão um encontro com o governador João Dória (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (28/03), às 18h, para tratar das possibilidades de compra da Ford. De acordo com coordenador do Comitê Sindical, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, a direção da montadora reiterou que há três grupos interessados na planta e que, com um deles, as conversas estão mais avançadas.

A Ford não passou nomes, mas nos disse que deve levar de seis a oito semanas para resolver qualquer negociação de compra. Vamos querer acompanhar, saber qual tamanho da empresa que vai adquirir e do negócio que pretendem manter aqui. Se vai ficar a produção de caminhões e de carros, se será só caminhões, só carro, pois disso depende a mão de obra”.

O diretor e ex-presidente do Sindicato, Rafael Marques, reforçou a importância de o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC acompanhar as duas frentes de ação. “É preciso tirar um calendário de negociações com a Ford e acompanhar o processo de compra. Se tiver um novo comprador, é um novo contrato, por isso, temos de acompanhar esse processo. E a Ford tem uma responsabilidade conosco, vamos cobrar. Ela vai ter de cumprir com suas obrigações em relação aos trabalhadores”, afirmou.

Assembleia

Em assembleia realizada na manha desta terça-feira (26/03) os trabalhadores da Ford São Bernardo foram informados pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sobre uma reunião com a direção da montadora, realizada também nesta terça, com objetivo de discutir um calendário de negociações para o encerramento das atividades na unidade. O resultado das conversas será apreciado pelos metalúrgicos em nova assembleia.

O coordenador do Comitê Sindical, Paraíba, ressaltou que iniciar a discussão deste cronograma é fundamental. “Vamos iniciar um processo de negociação que pode ser longo, nossas conversas com a direção podem ir até o final de abril. Temos toda uma negociação que precisa ser feita e não pode ser do dia para a noite. Não vamos fechar nada com pressa, queremos fazer tudo certo”, explicou.