VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Menina escritora de Santo André já publicou dois livros

Com apenas 14 anos, Luiza Garcia Suh, divide-se entre as atividades da escola e a vocação literária

  • Luiza Garcia Suh já escreveu dois livros e se destaca pela vocação literária.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 03/03/2022
  • Compartilhar:

Com apenas 14 anos, Luiza Garcia Suh, divide-se entre as atividades da escola e a vocação literária

Luiza Garcia Suh já escreveu dois livros e se destaca pela vocação literária. Foto: Divulgação

Ela tem 14 anos, é de Santo André, cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, mora com os pais e o cãozinho Bidu, um simpático representante da raça Lhasa Apso, e seria mais uma garota como todas as outras da sua idade não fosse pelo hobby/vocação que desempenha com tanto brilho: a escrita!

Luiza Garcia Suh é o nome na capa de dois romances publicados em menos de um ano de intervalo. Escritos quase que em uma única sequência, As fantasias de Allie (2021) e O último pôr do sol (fevereiro de 2022) são verdadeiros calhamaços com quase 500 páginas que ela jura não terem sido “muito pensados”.

Apesar de já ter em mente os enredos das histórias antes de começar a escrevê-las, Luiza afirma que a empreitada de redigir e publicar os livros nunca foi algo exatamente planejado.

“Sempre gostei muito de escrever e tinha uma rotina de sentar e fazer um pouco todos os dias. Então, ao longo das semanas e dos meses, acabou tornando-se um hábito e formando, enfim, um livro”, conta, modesta, ao também explicar que as publicações foram possíveis devido ao esforço dos pais em financiar e correr atrás de uma editora.

São os pais, inclusive, que Luiza considera “super-heróis” por acreditarem em seu sonho e possibilitarem a publicação dos livros. “É um processo pago, não é barato”, afirma a jovem escritora, que também foi a responsável pela idealização das artes das capas, finalizadas pela editora Lux.

livro O último pôr do sol

O último pôr do sol possui possui quase 500 páginas. Foto: Divulgação

Vendas

Sem importar-se muito com porcentagens sobre as vendas ou outros números envolvendo as publicações, a mocinha de 1,62 m de altura, mas gigante nos sonhos, diz que gostaria de ver as artes no geral, inclusive a literatura, mais valorizadas e estimuladas pelas escolas entre os alunos.

“Na maioria das escolas não existe um suporte, estrutura ou até mesmo reconhecimento para quem gosta da área, da comunicação artística mesmo. Eu queria muito que essa parte fosse mais reconhecida para que as pessoas que querem escrever ou trabalhar com isso, não se limitem ou desistam por não terem um apoio externo.”

Apesar de ainda não saber exatamente qual área pretende seguir profissionalmente, Luiza diz que gostaria de poder trabalhar não só com literatura, mas também com cinema, teatro, teledramaturgia e definitivamente, não ficar presa a “uma única forma de comunicação”. “A minha intenção é nunca sair dessa área ou, caso essa não seja a minha principal fonte financeira, que fique para sempre na minha vida”.

Com facilidade para expressar-se, a mesma que tem para escrever, Luiza não esconde que gostaria de ter seu trabalho conhecido por cada vez mais pessoas. A depender de seus livros, certamente alcançará voos cada vez mais altos.

Ambos estão à venda nas principais plataformas como Amazon e Americanas. Quem quiser encontrar Luiza e conversar diretamente com a autora, pode acessá-la através de seu Instagram (@luiza.garcii). Os livros também podem ser adquiridos diretamente com ela.

Para quem quer seguir os passos da moça escritora, ela recomenda: “Não deixem de escrever, não deixem de fazer o que gostam às vezes por falta de apoio ou incentivo.”

E tem mais: anotem esse nome. Luiza Garcia Suh ainda vai influenciar muita gente com toda sua inteligência, perspicácia e um infinito de histórias para contar.

livro as fantasias de Allie

Livros estão à venda nas principais plataformas como Amazon e Americanas. Foto: Divulgação