
O presidente da Câmara de Mauá, Juninho Getúlio (PT) já sabe quem foi o homem mascarado e de capa que interrompeu a sessão legislativa da última semana. Na ocasião, o sujeito entrou no plenário, passou pela lateral da Mesa Diretora e saiu pela porta de trás. Vereadores e funcionários se assustaram com a situação inusitada e deram início a uma discussão a respeito do controle de entrada e segurança da Casa.
“Suspendemos a sessão por alguns minutos e depois prosseguimos normalmente. Tratava-se de um andarilho que vive no centro da cidade. Foi um susto, mas tudo muito rápido e logo resolvido”, disse o presidente.
Getúlio contou ao ABCD JORNAL que desde seu início como parlamentar, no mandato passado, a catraca para acesso à Câmara já não estava funcionando e assim permanece. Para melhorar a segurança do prédio, foi idealizado um projeto que previa o conserto da catraca, a compra de detectores de metal, câmeras e contratação de agentes de segurança.
Por estar em reforma, o prédio ficou sem nenhum mecanismo de triagem de público na entrada.
A procuradoria da Câmara, porém, rejeitou a contratação dos agentes particulares e o processo foi refeito apenas com os demais itens. O deslocamento de homens da GCM (Guarda Civil Municipal) e o pagamento de uma bonificação para que eles exerçam a função está sendo estudado pela presidência. Getúlio diz que outras câmaras já se utilizam deste modelo que pode ser viável também para Mauá.
“O episódio do homem mascarado foi apenas um incidente, mas desde que assumi a presidência constatei a fragilidade na segurança da Casa. Já bateram no carro de um vereador e uma pessoa se trancou em um gabinete. Por isso que são importantes todas as medidas para melhorar a segurança do prédio”, disse Getúlio.
Com o custo estimado de R$ 600 mil ao ano, a implantação de uma identificação de biometria facial (com armazenamento de dados) também está nos planos dos parlamentares. O presidente espera que até meados de dezembro, parte dos itens já estejam em fase de implementação após o processo de licitação.
