VOLTAR
  • Cidades

Mauá recebe 12,7 mil vacinas da Janssen, mas só utilizou 813 doses

Prefeitura nega que esteja fazendo estoque e alega que tem aplicado os imunizantes contra Covid-19 de acordo com a data de validade

  • Mauá aplica dose adicional nesta quarta-feira em quem tomou Janssen há dois meses.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/07/2021
  • Compartilhar:

Prefeitura nega que esteja fazendo estoque e alega que tem aplicado os imunizantes contra Covid-19 de acordo com a data de validade

Mauá recebe 12,7 mil vacinas da Janssen, mas só utilizou 813 doses. Foto: Divulgação/PDA

A Prefeitura de Mauá aplicou até esta quinta-feira (15/07) apenas 813 doses das 12,7 mil unidades recebidas da vacina da Janssen, que é uma dose única. Para explicar a demora na utilização desse imunizante tão sonhado pelos moradores, a administração do prefeito Marcelo Oliveira (PT) alegou que um dos critérios para o envio de vacinas é o prazo de validade das mesmas. “As doses da Janssen, por exemplo, vencem em outubro, enquanto as da Pfizer devem ser utilizadas em 30 dias”, argumentou o Paço.

De acordo com o governo municipal, Mauá recebeu o primeiro lote de vacinas da Janssen em 26 de junho. Três dias depois passou a aplicar as doses do imunizante na população em situação de rua acima dos 18 anos, em ação envolvendo o Consultório de Rua e o Centro Pop. Na ocasião também foram vacinados funcionários da Assistência Social da Prefeitura com 40 anos ou mais. Tal público foi escolhido por ser uma população vulnerável.

Ainda conforme a administração, em 5 de julho, Mauá recebeu novo lote do imunizante, cujas doses vêm sendo utilizadas.

A prefeitura nega que o município esteja fazendo estoque de vacinas. “A imunização obedece a critérios técnicos e sua aplicação é feita levando em consideração a data de vencimento, número de pessoas do público-alvo e vulnerabilidade”, afirmou.

O governo municipal alegou ainda que desde o início da campanha contra a Covid, em 19 de janeiro, Mauá tem seguido o calendário de vacinação do governo do estado de São Paulo, muitas vezes antecipando a imunização de alguns grupos, segundo o recebimento de doses. Mauá já aplicou 245.182 vacinas, com 57,8% de cobertura entre a população-alvo da campanha contra a Covid (pessoas com 18 anos ou mais).

Atualmente, o município está vacinando as pessoas com 33 anos e no sábado (17/07) irá realizar um mutirão, contemplando o grupo dos 30 anos ou mais. “Será, inclusive, a primeira cidade do Grande ABC a vacinar munícipes nesta faixa etária”, finalizou.