VOLTAR
  • Política

Marcelo Barbieri busca vaga no Senado para fortalecer municípios

Ex-prefeito de Araraquara defende reforma tributária e criação de novas políticas educacionais

  • Barbieri levanta a bandeira da causa municipalista.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/10/2018
  • Compartilhar:

 Ex-prefeito de Araraquara defende reforma tributária e criação de novas políticas educacionais

barbieri

Barbieri levanta a bandeira da causa municipalista. Foto: Divulgação

Marcelo Fortes Barbieri (MDB), candidato a Senador pelo MDB, tem levantado como bandeira o fortalecimento dos municípios. O candidato nasceu em Araraquara, interior do Estado, local onde foi prefeito de 2009 a 2016 e de onde busca inspiração para abraçar a causa municipalista.

Foi como prefeito que tornou-se líder regional e e teve atuação na Associação Paulista de Municípios como vice-presidente. Barbieri diz que ao lado de Paulo Skaf, candidato a governador pelo MDB, pretende colocar em prática uma administração moderna, ágil, com o objetivo de fortalecer o vínculo com os municípios. O emedebista defende ainda ampla reforma tributária, criação de políticas educacionais e mais investimentos para a saúde pública.

Barbieri tem 61 anos, é casado e pai de quatro filhos. Ele é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Um dos ativos líderes estudantis, em 1975 Marcelo Barbieri entrou para a política, filiando-se ao MDB em 1976. Já em 1979 foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em 1990, elegeu-se deputado federal, ocupando o cargo na Câmara dos Deputados, em Brasília, por 14 anos. Como parlamentar, foi relator do Orçamento da União, titular de Comissões Parlamentares de Inquérito(CPIs) e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática durante as discussões sobre a abertura do setor de telecomunicações no Brasil.