Mais cinco cidades iniciam vacinação de crianças nesta segunda-feira
Quatro municípios vão imunizar na faixa etária de 5 a 11 anos; a exceção é Ribeirão Pires que estabeleceu acima de 8 anos nesse primeiro dia Mais cidades iniciam nesta segunda-feira (17/01) a vacinação de crianças de 5 a a 11 anos. As sete Prefeituras da região receberam na sexta-feira (14/01) 13.390 doses. Até o […]
Quatro municípios vão imunizar na faixa etária de 5 a 11 anos; a exceção é Ribeirão Pires que estabeleceu acima de 8 anos nesse primeiro dia
Mais cidades iniciam nesta segunda-feira (17/01) a vacinação de crianças de 5 a a 11 anos. As sete Prefeituras da região receberam na sexta-feira (14/01) 13.390 doses. Até o momento dois municípios já começaram a imunização do público infantil: São Bernardo, com 9 crianças, e Santo André, com uma. Todas foram na sexta-feira, mesmo dia em que o governador João Doria deu início à vacinação na Capital Paulista com um indígena de 8 anos.
São Caetano
Em São Caetano, está aberto o agendamento da 1ª dose da vacina contra a covid-19 para crianças munícipes de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. É necessário fazer agendamento pelo site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br, optando pela data e horário. Além do agendamento, é importante realizar o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br
A vacinação acontecerá na UBS Dr. Ivanhoé Esposito (Rua Flórida,295- Barcelona) e Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloísa Pamplona, 269- Fundação).
A lista completa de comorbidades está disponível no site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br. Será necessário apresentar documento com foto, protocolo de agendamento, comprovante de residência e exame médico ou receita médica que comprove a comorbidade.
Caso não tenha nenhum dos documentos de comprovação de comorbidade acima, é preciso imprimir o formulário padrão de comorbidades para vacina contra a covid-19 disponível no site de agendamento para levar ao médico para que ele preencha e assine com carimbo.
Diadema
Nesta segunda-feira, o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, e a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto, acompanharão a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em crianças quilombolas de Diadema, às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Real. A cerimônia simbólica de vacinação será transmitida pelas redes oficiais da Prefeitura de Diadema.
Neste dia, o município iniciará a campanha de vacinação infantil contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade, com comorbidades e/ou deficiência física, além de crianças indígenas e quilombolas aldeadas, conforme orientação do Plano Estadual de Imunização. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27515-saiba-como-vai-funcionar-a-vacinacao-covid-19-das-criancas-em-diadema.
Mauá
Mauá começa a imunização do público infantil com comorbidades e deficiência em cinco escolas municipais. O público-alvo deste grupo etário de 5 a 11 anos é de 52 mil pessoas.
A criança que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra a Covid.
A aplicação das doses pediátricas da Pfizer ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 16h, em cinco escolas municipais: José Tomaz Neto (Matriz), Lysiane Pereira Galvão (Magini), Lucinda Petigossi Castabelli (Zaíra), Chico Mendes (Flórida) e Galdino de Jesus dos Santos (Canadá).
A medida visa evitar a circulação do público-alvo no ambiente das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em meio ao aumento de casos de Covid e de Influenza.
Para agilizar o atendimento, pais ou responsáveis devem realizar o cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso clicar no botão ‘Crianças até 11 anos’ e preencher os dados.
É fundamental levar a carteira de vacinação e receituário ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência.
Também é obrigatório apresentar o CPF da criança, que pode ser solicitado gratuitamente pelo site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp) ou fazer pessoalmente em uma agência dos Correios. Nesse caso, o pai ou responsável precisa apresentar RG próprio, Certidão de Nascimento ou RG da criança. O serviço tem taxa de R$ 7, que deve ser pago na hora.
Ribeirão Pires
Diferentemente da outras cidades cuja faixa etária é acima de cinco nesta segunda-feira, Ribeirão Pires vacinará crianças com comorbidades de 8 a 11 anos nesse primeiro dia. A imunização acontecerá na Escola Municipal Engenheiro Carlos Ronhm, de segunda à sexta-feira, das 9 às 16h.
Para a imunização, será obrigatória a presença do pai, mãe ou avós, devidamente comprovada com a documentação. Na ausência, será solicitada a assinatura do termo de assentimento por um deles.
Além disso, é necessária a apresentação do RG, CPF, cartão SUS e carteirinha de vacinação para aplicação da vacina.
A Escola Municipal está localizada na rua Primeiro de Maio, 170, Centro.
Nesta etapa, estão aptas as crianças que possuem as seguintes comorbidades, conforme preconiza o Estado de São Paulo:
Pneupatias graves
Doenças cardiovasculares
Doenças Neurológicas
Doenças crônicas
Doença Renal
Imunocomprometidos
Síndrome de Down
Autistas
Deficientes Visuais
Deficientes Auditivos
Rio Grande da Serra
A prefeitura de Rio Grande da Serra também iniciará a vacinação nesta segunda. Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. Não é necessário agendamento. Para vacinar as crianças, será obrigatório apresentação de documento com foto e o número do CPF.
Segue abaixo datas e locais das aplicações:
Nos dias 17, 18 e 19/01 – das 9h às 16h as aplicações das doses serão realizadas na EMEB Primeira Dama Zumira Jardim Teixeira (Av. José Maria Figueiredo, 491 – Vila fFgueiredo).
No dia 20/01 as aplicações serão realizadas na UBS Central, das 9h às 16h (R. Prefeito Cido Franco, 500 – Jardim Maria Paula)
No dia 21/01 as aplicações serão realizadas na UBS Vila São João. R. Ceará, 261 – Vila S. João)