VOLTAR
  • Política

TRE suspende atendimento presencial devido a boom de casos de síndromes gripais

Serviços eleitorais são feitos pela internet, whatsapp ou contato telefônico; ABCD enfrenta aumento de 300% a 671% no surto que já atinge 22 estados e o DF

  • TRE suspende atendimento presencial devido a boom de casos de síndromes gripais. Foto Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 16/01/2022
  • Compartilhar:

Serviços eleitorais são feitos pela internet, whatsapp ou contato telefônico; ABCD enfrenta aumento de 300% a 671% no surto que já atinge 22 estados e o DF

fachada do TRE

TRE suspende atendimento presencial devido a boom de casos de síndromes gripais. Foto Divulgação

Todo mundo sabe que 2022 é um ano eleitoral e não são poucas as informações nas redes sociais e veículos de comunicação em geral a respeito da necessidade de regularização dos títulos e da situação geral do eleitor.

Para quem programou, porém, comparecer presencialmente a algum cartório deve ficar atento. É que devido ao agravamento da pandemia do coronavírus unido ao boom de casos da gripe H3N2, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo suspendeu o plano de retorno aos trabalhos presenciais e nos cartórios de todo o Estado até o dia 31 de janeiro.

Para se ter uma ideia, os municípios do ABCD enfrentam um aumento de 300% a 671% nos casos de síndromes gripais. Em todo o país, o surto de gripe já atinge pelo menos 22 estados e o Distrito Federal. Tudo isso unido a terceira onda de Covid, já admitida pelo governo Bolsonaro, começa a trazer consequências como a intensificação das medidas de prevenção como o recuo do TRE para os atendimentos presenciais e até mesmo o cancelamento do Carnaval de rua na maioria dos estados brasileiros.

Todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis agora por meio do atendimento online. É possível solicitar alistamento, revisão, transferência de domicílio e regularização eleitoral. Basta preencher um formulário com os dados pessoais e anexar imagens da documentação: frente e verso do documento oficial de identificação, comprovante de residência, comprovante de quitação militar (apenas para o alistamento de homens de 18 a 45 anos), além de fotografia do rosto (selfie), segurando o documento oficial de identificação.

É possível acompanhar o andamento dos requerimentos com o número de protocolo e certidões eleitorais podem ser emitidas pelo site tre-sp.jus.br
Em caso de necessidade de atendimento presencial urgente, é obrigatório o agendamento pelo email (é preciso consultar o número da região pelo site).

Os postos da Justiça Eleitoral instalados no Poupatempo funcionarão nos dias e horários em que houver atendimento nas unidades. O prazo para o alistamento eleitoral e transferência de títulos termina em 4 de maio.

Para mais informações, o eleitor pode entrar em contato com o NATE (Núcleo de Atendimento Telefônico ao Eleitor) pelo número 148.