Com infecção no sangue, criança precisava ser transferida do Quarteirão da Saúde para implantar mecanismo que garante aplicação correta dos medicamentos

Após nove dias de internação, o bebê Murillo Farias de Oliveira, de 2 meses, foi transferido, na noite deste sábado (11/05), para a UTI pediátrica do Hospital Serraria (estadual), em Diadema. O ABCD Jornal publicou, na sexta-feira (10/05) a saga vivida pela mãe Mebilim Dias e a criança que foi diagnosticada com uma sepse (infecção no sangue).
Será agora na UTI que o menino vai receber um picc (espécie de cateter interno) que vai facilitar a passagem dos medicamentos pelas veias. Até então, ele estava com uma defasagem na aplicação dos remédios porque as veias não aguentavam os inúmeros acessos (ele chegou a ser furado 10 vezes em apenas um dia).
A angústia da mãe era pela demora em sair a vaga na UTI pediátrica e o prolongamento do sofrimento do bebê, além do risco maior a cada momento que ele permanecia sem as doses corretas dos antibióticos.
A vaga no hospital estadual saiu mediante uma liminar judicial impetrada pela família. Procurado pelos pais do bebê, o vereador Eduardo Minas foi quem os orientou a buscar apoio jurídico. “A família procurou nosso mandato e tentamos sempre o caminho da via administrativa. Orientei a solicitar informações do quadro do bebê para entender a real necessidade. Diante disso, aconselhamos a que eles buscassem apoio jurídico já que existia uma demanda de urgência que não poderia esperar”, disse o parlamentar.
Ele também comentou o fato de a cidade não possuir nenhum leito de UTI pediátrica na rede municipal de saúde. “É muito importante esse leito, é importante a estrutura, traz segurança para a equipe e principalmente para a criança. Tenho relatos de profissionais da saúde que relatam o quanto sofrem com a ausência de estrutura para fazer a entrega de um serviço que eles têm a condição técnica de realizar, mas não conseguem.”
Por meio de nota ao ABCD Jornal ainda na sexta-feira, antes da liminar, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Diadema informou que uma vaga para o Hospital Serraria havia sido liberada no dia 5 de maio, porém, pouco antes do transporte, foi cancelada. Imediatamente, uma nova solicitação foi aberta e, até então não havia definição em relação à vaga, que saiu na noite do sábado.
A assessoria também afirmou que a regulação das vagas (oferta e destinação) para serviços e procedimentos de alta complexidade é feita via Central de Regulação Estadual.