VOLTAR
  • Cidades

Lauro Michels entrega armas e equipamentos para GCM e GCP

Foram três carabinas calibre.40, 273 pares de botas militares e 173 botas do tipo borzeguim

  • Lauro Michels entrega armas e equipamentos para GCM e GCP.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/03/2020
  • Compartilhar:

Foram três carabinas calibre.40, 273 pares de botas militares e 173 botas do tipo borzeguim

 

Lauro Michels entrega armas e equipamentos para GCM e GCP. Foto: Divulgação

 

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), entregou nesta quinta-feira (05/03) à GCM (Guarda Civil Municipal) e à Guarda  Patrimonial novas armas e coturnos. Além das três carabinas calibre.40, que vão reforçar o trabalho das equipes do ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), a entrega incluiu 273 pares de botas militares para os GCMs (guardas civis municipais) e mais 173 botas do tipo borzeguim para os GCPs (guardas civis patrimoniais). O investimento totalizou R$ 142 mil.

A cerimônia de entrega, ocorrida na sede da GCM, contou com a presença   de secretários municipais e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“A GCM trabalha diuturnamente com força de vontade para servir a população. A Administração, mesmo enfrentando a crise econômica e a recessão, está conseguindo equipar a GCM com equipamentos de ponta”, disse o prefeito Lauro Michels.

O secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Fagundes, destacou que a Guarda Civil de Diadema é a primeira da região do ABC a contar com esse tipo de armamento recém liberado pelo Governo Federal. “Diadema sai na frente com equipamentos de qualidade. Nosso objetivo é proteger a vida dos moradores e garantir o bem estar da população”.

Legislação

A aquisição desse tipo de armamento pela Guarda Civil Municipal só foi possível porque houve, recentemente, alteração da legislação federal. Essa mudança na lei possibilitou à Prefeitura licitar a compra de três carabinas semiautomáticas, modelo CTT40, calibre.40, da marca Taurus, com carregador para até 30 munições. O valor total foi de R$ 15.977,13.

“A finalidade da aquisição desse novo armamento é aumentar a possibilidade de defesa dos nossos GCMs no combate à criminalidade”, disse José Cícero, comandante da GCMD. “Já estamos providenciando o registro dessas armas junto aos órgãos competentes e encaminhando os guardas para treinamento especializado”, disse.

Já na aquisição de botas para todo o efetivo da GCM, a Prefeitura optou por produtos confortáveis e com durabilidade de cinco anos.

Outro investimento, em fase de licitação, é a compra de uniformes mais resistentes e moderno para todos os guardas civis.

Anjos da Lei

Lançado no mês passado, o Programa Anjos da Lei tem caráter comunitário e vai reforçar o patrulhamento preventivo nos bairros. Para implantação da primeira fase, a GCM recebeu cinco viaturas, sendo três veículos Volkswagen Gol, reformados com o auxílio da iniciativa privada, e dois Ford Ka, doados pela Secretaria Municipal de Transportes. Posteriormente, com a chegada de novas viaturas, o programa será estendido para mais bairros.

Todos os veículos receberam o novo layout com as cores da bandeira da cidade, novo distintivo da GCM e o símbolo internacional de polícia comunitária.

SERVIÇO

– Central de Operações da GCM: ligue 153