VOLTAR
  • Cidades

Ladrões invadem Conselho Tutelar e Centro Cultural de Diadema

Neste mês foram registradas duas ocorrências

  • Ladrões invadem Conselho Tutelar e Centro Cultural de Diadema.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2020
  • Compartilhar:

Neste mês foram registradas duas ocorrências

 

Ladrões invadem Conselho Tutelar e Centro Cultural de Diadema. Foto: Divulgação

 

Ladrões invadiram o Centro Cultural Inamar e o Conselho tutelar I de Diadema duas vezes neste mês e levaram fios, computadores e mexeram em documentos. Os locais também foram vandalizados. Os criminosos entram nos prédios que ficam no mesmo terreno por um buraco no telhado.
“As invasões acontecem com certa frequência no centro público que fica no mesmo local que o Conselho Tutelar, dessa vez, além de invadirem o centro público, invadiram também o Conselho, levaram todo cabeamento elétrico, de Internet e de telefone, além dos ventiladores e produtos de limpeza”, afirmou o conselheiro tutelar Juliano Souza.

De acordo com Souza, os criminosos ainda invadiram os arquivos, acessaram uma pasta onde continha documentos e informações confidenciais de atendimento das crianças e adolescentes. Havia endereço, telefone e local onde estudam. “Os trabalhos foram prejudicados, pois ficamos sem energia elétrica, tentaram levar dois computadores mas os encontramos jogados nos fundos do centro público em uma sacola. O local não dispõe de segurança noturna, ficando vulnerável as ações de bandidos”, disse o conselheiro.

Prefeitura

A Prefeitura de Diadema emitiu uma nota oficial e disse que tem se empenhado em exercer as atribuições constitucionais que lhes cabem. “Quanto aos problemas relatados referentes ao Conselho Tutelar, informamos que a GCM  realiza rondas no local com a frequência estabelecida em planejamento operacional das ações da instituição, considerando a demanda de todo o município e as disponibilidades técnicas”, afirmou.

A Prefeitura de Diadema ainda disse que  a competência de Segurança Pública é do Estado. Após a ocorrência, a Prefeitura registrou Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil para que haja reforço de acordo com as estatísticas. “Além disso, a Secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) realiza as rondas em prédios públicos e conta com Guardas Civis Patrimoniais (GCPs) que auxiliam na proteção dos prédios públicos”, informou a nota.

 A Secretaria de Obras realizou vistoria e está fechando orçamento para iniciar os reparos o mais breve possível.

Secretaria de Estado

A Secretaria de Estado de Segurança também se posicionou por meio de nota. Leia  

“O policiamento ostensivo e preventivo na região citada é realizado pelo 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM/M) e reorientado, quando necessário, com base na análise dos índices criminais. No primeiro trimestre de 2020, em comparação ao ano passado, ações conjuntas entre as polícias Civil e Militar resultaram na queda de 7,63% dos furtos em geral, 23,08% dos furtos de veículos e 29,52% dos roubos de veículos no 4º Distrito Policial de Diadema, responsável pela área mencionada. Em igual período, 43 pessoas foram presas/apreendidas.

 

O caso citado pela reportagem, ocorrido no último dia 22, é investigado por meio de inquérito policial instaurado pelo 4º DP do município. A equipe busca por imagens de câmeras de segurança e realiza diligências visando o esclarecimento dos fatos. Não há registros das ocorrências mencionadas do último final de semana. A Polícia Civil vai averiguar as informações”.