ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Justiça Eleitoral confirma Guto Volpi nas urnas, em nova derrota a Gabriel Roncon

Tribunal Regional Eleitoral negou pedido de recurso de adversários do atual prefeito de Ribeirão Pires; candidatura de Guto Volpi se mantém deferida

Gislayne Jacinto
Última atualização: 24/01/2025 11:33
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/10/2024
Compartilhar

Tribunal Regional Eleitoral negou pedido de recurso de adversários do atual prefeito de Ribeirão Pires; candidatura de Guto Volpi se mantém deferida

Guto Volpi
Justiça Eleitoral confirma Guto Volpi nas urnas, em nova derrota a Gabriel Roncon. Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral confirmou nesta sexta-feira (04/10) a regularidade da candidatura à reeleição do atual prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL). O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado) negou, por unanimidade, o pedido de recurso movido pela coligação “Ribeirão Pires Para Todos”, do candidato Gabriel Roncon (Progressistas). A decisão representa mais uma derrota aos oposicionistas na tentativa de retirar o nome de Guto Volpi das urnas.

O TRE-SP seguiu o entendimento do MPF (Ministério Público Federal) que, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, manifestou-se, na segunda-feira (30), favorável à regularidade da candidatura de Guto Volpi.

O grupo de Gabriel Roncon teve descartadas pela Justiça Eleitoral as alegações de que o projeto de Guto Volpi à reeleição configuraria um terceiro mandato em núcleo familiar – o que, dizem os oposicionistas, incidiria em inelegibilidade reflexa.

No julgamento, a relatora do processo, Cláudia Bedotti, avaliou que “o candidato (Guto Volpi) não está exercendo segundo mandato. Ele está exercendo mandato tampão. Ele está exercendo uma fração de mandato, conforme inúmeros precedentes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Não se verifica hipótese de inelegibilidade reflexa”.

Esta é a segunda negativa à articulação da campanha de Gabriel Roncon, que tenta indeferir a candidatura de Guto Volpi. No dia 10 de setembro, a Justiça Eleitoral já havia refutado os argumentos apresentados pela coligação de Gabriel Roncon, que entrou com recurso para tentar, novamente, impugnar a candidatura de Guto Volpi – pedido negado pelo TRE-SP nesta sexta-feira (4).

Tanto no entendimento da Justiça Eleitoral, quanto do Ministério Público Federal, Clovis Volpi, eleito prefeito em 2020 para o período 2021 – 2024, teve mandato cassado em 2022. Neste mesmo ano, Guto Volpi, seu filho, venceu eleição suplementar para comandar o Paço no período 2023 e 2024. Este quadriênio seria, portanto, primeiro mandato em núcleo familiar. Guto Volpi busca, deste modo, reeleição para segundo mandato.

Oposição de Guto Volpi dissemina fake news – O pedido de impugnação pelos oposicionistas resultou no registro de candidatura de Guto Volpi como deferido, porém com recurso, que ocorre quando a Justiça avalia as alegações apresentadas. O caso tem sido usado politicamente para disseminação de fake news por canais e pessoas ligadas a Gabriel Roncon, em sistemáticos ataques para confundir moradores e eleitores de Ribeirão Pires.

Em seu despacho, o procurador regional eleitoral do MPF, Paulo Taubemblatt, afirma que não há impeditivo para que Guto Volpi “concorra às eleições deste ano, porque seria o segundo mandato na mesma família”.

“No presente caso, não há de se falar da referida inelegibilidade, pois o pai do candidato estava em seu primeiro mandato, quando teve de deixar o poder, porque cassado. O pleito suplementar vencido por Guto Volpi, além de anômalo e excepcional, o colocou no poder para o exercício do mandato do mesmo quadriênio para o qual seu pai fora eleito. Houve, dessa maneira, um mandato apenas pela família Volpi, de 2021 a 2024”, destaca o procurador regional eleitoral.

Tags:candidaturaeleiçõesguto volpiprefeitoribeirão piresTRE

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Combate à violência contra mulheres deve ser prioridade na segurança pública Artigo: “Combate à violência contra mulheres deve ser prioridade na segurança pública”
Próximo artigo carro colide com ônibus Mulher a caminho do hospital morre após carro colidir em ônibus em Ribeirão Pires

Últimas notícias

Fundação Florestan Fernandes será reformada em 2026
Fundação Florestan Fernandes será reformada em 2026
05/12/2025
GCMs de Diadema captura procurado pela Justiça  no Parque Real
GCMs de Diadema captura procurado pela Justiça  no Parque Real
05/12/2025
Carteira de Trabalho
Emprega Diadema oferece 115 vagas
05/12/2025
Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André
Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André
05/12/2025
Começa neste sábado o Natal Iluminado de São Bernardo: árvore gigante, pista de gelo e atrações gratuitas no Paço
Começa neste sábado o Natal Iluminado de São Bernardo: árvore gigante, pista de gelo e atrações gratuitas no Paço
06/12/2025

Recomendadas

Acácio Miranda, remanescente da gestão de Paulo Serra, é demitido da pasta de Infraestrutura após antecipar pré-candidatura; Gilvan quer "imprimir sua personalidade" 
Santo AndréPolítica

Reforma no Secretariado: Prefeito de Santo André exonera secretário e anuncia 4 nomes

06/12/2025
O bairro da Vila Sueli ganhou uma nova unidade após o espaço antigo ficar sem revitalização por 11 anos - Foto: Gabriel Mazzo
Ribeirão PiresCidades

Guto Volpi entrega nova Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli em Ribeirão Pires

05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires

04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
DiademaCidades

GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?