VOLTAR
  • Política

Justiça determina apreensão de material em comitês de Luiz Marinho

Oficial de Justiça do TRE cumpriu dois mandados, mas não localizou panfletos contra o prefeito Orlando Morando

  • Viaturas acompanharam oficial de Justiça durante cumprimento de mandato de busca de material em comitês do PT.
    Foto: Gislayne jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/11/2020
  • Compartilhar:

Oficial de Justiça do TRE cumpriu dois mandados, mas não localizou panfletos contra o prefeito Orlando Morando

 

Viaturas acompanharam oficial de Justiça durante cumprimento de mandato de busca de material em comitês do PT. Foto: Gislayne jacinto

 

A Justiça Eleitoral determinou a apreensão de materiais em comitês do candidato a prefeito pelo PT de São Bernardo, Luiz Marinho. De acordo com a sentença da juíza da 296ª Zona Eleitoral, Carolina Nabarro Munhoz, trata-se de panfletos “inverídicos” contra o prefeito Orlando Morando (PSDB), que busca a reeleição.

Segundo a sentença, o material consta o CNPJ da campanha de Marinho e de uma gráfica. “De fato, o conteúdo do impresso traz informações caluniosas e difamatórias contra o Prefeito Orlando Morando, candidato à reeleição pela Coligação representante, na medida em que imputa-lhe a pecha de corrupto, de que estaria envolvido em “esquemas”, fraude em contratos e ocultação de patrimônio”, afirmou a juíza.

“O artigo 22, inciso X da Resolução TSE nº 23.610/2019 é bastante claro: Não será tolerada propaganda, respondendo o infrator pelo emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder: que caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública”, completou o despacho da magistrada.

A juíza determinou a busca e apreensão do material na Rua Tapajós, nº 3, Vila Scopel, e na Rua Marechal Deodoro, 2.172 , no Centro.

Além do oficial de Justiça do TRE, três viaturas da Polícia Militar acompanharam o cumprimento do mandato. Segundo o oficial, no primeiro endereço não conseguiu entrar e no segundo local não foi localizado o material.

A reportagem do ABCD Jornal encontrou o prefeito Luiz Marinho na rua Tapajós e ele negou a existência do material. “Isso é uma mentira do Orlando. Não tem material aqui”, negou o petista.

 Reta final

Ao ser indagado sobre sua expectativa com relação a essa reta final da campanha, já que está atrás nas pesquisas eleitorais que apontam uma vitória de Orlando Morando já no primeiro turno, o ex-prefeito afirmou que os institutos não vão em regiões da periferia. “Ficam apenas nos principais corredores. Há eleitores no pós-balsa e ninguém vai lá. Ninguém  vai para o Areião e em outras regiões da periferia. Eu sinto outra coisa nas ruas. A receptividade é boa. Se fosse pelos  institutos de pesquisas eu nem tinha sido eleito prefeito nesta cidade”, finalizou.