VOLTAR
  • Esporte

Jotisa chega à 19ª edição com festa para a 3ª idade em Sto.André

Cerimônia de abertura dos Jogos trouxe esporte, dança e música

  • jogos para a terceira idade são abertos em Santo André.
    Foto: Divulgação/ PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/10/2018
  • Compartilhar:

 
Cerimônia de abertura dos Jogos trouxe esporte, dança e música

 

3ª idade

jogos para a terceira idade são abertos em Santo André. Foto: Divulgação/ PSA-Helber Aggio

A 19ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André foi aberta nesta segunda-feira (29/10) em uma cerimônia no Salão Social do Clube Atlético Aramaçan. Dirceu Miranda e Mafalda Cruchatti conduziram a tocha e acenderam a pira olímpica. Ambos participaram de diferentes modalidades e competiram em muitas edições do JOTISA.

A abertura trouxe apresentações de dança de diferentes grupos e a tradicional banda Demônios da Garoa, que celebra 75 anos de carreira com o show que já passou por várias cidades de São Paulo, fazendo parte do projeto Circuito Sescoop/SP de Cultura. No repertório do show não faltaram os grandes clássicos, como “Trem das Onze”, “Samba do Arnesto”, “Saudosa Maloca” e “Tiro ao Álvaro”. A apresentação contou com o apoio das cooperativas: Coop, Cogem, Sicredi e Uniodonto do ABC.

“Gestão pública só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas. Todos os países desenvolvidos têm como carro-chefe o respeito e cuidado com a melhor idade. Em Santo André queremos continuar fazendo o mesmo e o Jotisa é uma dessas marcas”, afirmou o prefeito Paulo Serra. Os participantes da abertura doaram um kit de higiene (quatro rolos de papel higiênico, um sabonete e uma pasta de dente), que foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santo André. Foram arrecadados cerca de 600 kits.

Aproximadamente 800 atletas estão inscritos na edição deste ano do Jotisa. As modalidades desta edição serão atletismo (a partir de 51 anos); bocha (a partir de 60 anos); buraco (a partir de 60 anos); coreografia (a partir de 60 anos); damas (a partir de 60 anos); dança de salão (a partir de 60 anos); dominó (a partir de 60 anos); malha (a partir de 60 anos); natação (a partir de 51 anos); tênis de campo (a partir de 55 anos); tênis de mesa (a partir de 55 anos); tranca (a partir de 60 anos); truco (a partir de 60 anos); vôlei simplificado (a partir de 55 anos) e xadrez (a partir de 60 anos).

O JOTISA é realizado desde 1999 e envolve, a cada ano, cerca de 4 mil participantes indiretos. O evento é destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, entre mulheres e homens. Algumas provas permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme regulamento de modalidades específicas. “Queremos crescer a cada ano e com mais parcerias. Este evento é muito importante para a cidade e sem custos por conta destes parceiros que nos ajudam”, afirmou o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.

O evento é a única competição do gênero com formato aberto à participação individual ou por meio de entidades de Santo André e cidades convidadas. O JOTISA busca promover a valorização do idoso visando a integração e o exercício da cidadania, por meio do estímulo da prática de atividades esportivas.