VOLTAR
  • Esporte

Jogos da Terceira Idade reúnem 900 atletas em Santo André

Competição esportiva ocorre após dois anos sem o evento por conta da pandemia da Covid-19; evento segue até 9 maio

  • Jogos da Terceira Idade reúnem 900 atletas em Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/04/2022
  • Compartilhar:

Competição esportiva ocorre após dois anos sem o evento por conta da pandemia da Covid-19; evento segue até 9 maio

atletas do Jotisa

Jogos da Terceira Idade reúnem 900 atletas em Santo André. Foto: Divulgação

Aproximadamente 900 atletas estão inscritos na 21ª edição dos Jogos da Terceira Idade de Santo André (Jotisa), cuja cerimônia de abertura ocorreu nesta segunda-feira (25/04), no ginásio do Parque Celso Daniel, com a reunião dos atletas, dirigentes e autoridades.

As modalidades desta edição serão 15, entre atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, tranca, truco, vôlei adaptado e xadrez. A competição segue até o dia 9 de maio.

A festa trouxe a apresentação da tradicional banda “Os Incríveis”, relembrando sucessos da época da Jovem Guarda, desfile dos participantes das modalidades e ainda o acendimento da pira olímpica. O evento teve também a presença dos embaixadores andreenses do esporte, William Carvalho, Arilza Coraça, Antônio Carlos Moreno e Soraia André, simbolizando o prêmio Cidade Sul-Americana do Esporte, concedido para o município através da entidade Aces Europe.

“O Jotisa tem um sentimento especial neste ano, já que tudo que estamos retomando traz essa emoção, após passarmos esse período difícil na guerra contra a Covid-19. Estamos retomando neste ano os eventos, podendo celebrar a vida, principalmente a volta da convivência, do cotidiano. Só tenho que agradecer a todos pela confiança, carinho, e por estarem aqui esbanjando saúde e qualidade de vida”, disse o prefeito Paulo Serra.

O Jotisa é realizado desde 1999 e envolve, a cada ano, cerca de 4 mil participantes indiretos. O evento é destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, entre mulheres e homens. Algumas provas permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme regulamento de modalidades específicas.

O evento é a única competição do gênero com formato aberto à participação individual ou por meio de entidades de Santo André e cidades convidadas. O Jotisa busca promover a valorização do idoso visando a integração e o exercício da cidadania, por meio do estímulo da prática de atividades esportivas.