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INSS desocupa prédio onde funcionava agência em Diadema  

Todos os móveis e equipamentos foram retirados do posto que ficaram na avenida Antonio Piranga

  • INSS desocupa prédio onde funcionava agência em Diadema.
    Foto: Divulgação  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/05/2021
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Todos os móveis e equipamentos foram retirados do posto que ficaram na avenida Antonio Piranga

INSS desocupa prédio onde funcionava agência em Diadema. Foto: Divulgação

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) desocupou o prédio onde  funcionava a agência na avenida Antonio Piranga, Diadema. Todos os móveis foram retirados do local.

O vereador Eduardo Minas (Pros) esteve no local e filmou funcionários colocando todos os equipamentos do posto dentro de um caminhão. “Mais um golpe na população de Diadema. Observamos mais uma tristeza para da nossa cidade, pois perdemos a agência do INSS. Recentemente quase perdemos o IML e, agora, mais essa aberração. Vou conversar com os demais vereadores para entrarmos nesta luta também”, disse o parlamentar.

A Prefeitura era responsável pelo pagamento do aluguel do imóvel, um total de R$ 26 mil por mês.

Ao ser questionada pela reportagem se está pagando o aluguel, o governo afirmou que sim. “A Prefeitura continuou pagando o aluguel em dia sem atendimento no local e sem propor uma alternativa”, afirmou a Prefeitura ao informar que o atendimento não é prestado no local desde 20 de março.

“A Prefeitura de Diadema reafirma o compromisso com a manutenção do INSS na cidade e reforça que fará o que for preciso para resolver a situação o mais rápido possível”, disse.

A Prefeitura emitiu uma nota oficial sobre o assunto. Leia íntegra:

“A Prefeitura de Diadema informa que a Agência da Previdência Social (APS) está com os serviços presenciais na cidade suspensos desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19. O prédio onde funcionava a unidade era cedido pela Prefeitura da cidade desde 2008, mas ficou inadequado às novas necessidades da Agência.

 Desde quando foi informada desta situação, ainda em janeiro deste ano, a atual administração trabalhou em total sintonia com a superintendência do INSS de São Paulo para reverter a saída definitiva do serviço de Diadema. Após mais de 60 dias de diálogo, foi confirmado que o atendimento presencial do INSS permanece sem Diadema. Já foram visitados dois imóveis, que estão sendo avaliados pelos técnicos do INSS e da prefeitura. Aguardamos apenas a liberação do laudo técnico de engenharia para fazer o anúncio oficial”.

Todos os móveis e equipamentos foram retirados do posto que ficaram na avenida Antonio Piranga. Foto: Divulgação

 

INSS

O INSS informou que a Agência da Previdência Social (APS) Diadema está com as suas atividades suspensas desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19.

Antes disso, a unidade estava funcionando em um prédio cedido pela Prefeitura da cidade desde 2008. Entretanto, segundo o INSS, esse imóvel se tornou inadequado para acomodar uma agência do INSS e oferecer um bom ambiente de atendimento aos cidadãos face a problemas estruturais, com climatização, acessibilidade e novas exigências para combate ao coronavírus.

“Esclarecemos que a Superintendência do INSS em São Paulo já está em tratativas com o atual prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, para definição de novo local para reinstalação da unidade. Dois imóveis em Diadema estão sendo avaliados pelos técnicos do INSS e da prefeitura para verificar se são adequados para abrigar uma unidade de atendimento”.

Retorno Gradual

O INSS informou ainda que em razão da pandemia, nem todas as unidades do INSS no País estão abertas ao público e, mesmo as que estão oferecendo atendimento presencial, atendem unicamente com horário previamente agendado e apenas para os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência e justificação administrativa. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS (aplicativo para celulares e site gov.br/meuinss).

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.