Identificação de passageiro com gratuidade em S.Bernardo é feito por biometria facial

Mais visitadas

 Até o momento, 210 dos 425 ônibus da frota contam com o equipamento; em três meses todos os veículos terão o novo sistema

biometria facial
Biometria facial vai identificar passageiros contemplados com gratuidade. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

São Bernardo passou a contar com o Sistema de Identificação Biométrica Facial no Transporte Coletivo municipal para fazer a verificação dos passageiros contemplados com gratuidade. Atualmente, cerca de 130 mil usuários possuem o cartão que concede o direito de viagem de graça. De acordo com a Prefeitura, entre eles estão aposentados, pensionistas, deficientes físicos e acompanhantes, idosos e estudantes.

A Prefeitura informou que a biometria facial vai comparar o rosto do usuário com a foto que consta no cadastro. Em caso de não reconhecimento, o cartão será bloqueado. O passageiro será notificado e terá dez dias para se defender. O uso da ferramenta de fiscalização foi instituído por decreto no início deste mês.

Até o momento, 210 ônibus, dos 425 de toda a frota, contam com o equipamento. “A expectativa é que nos próximos três meses todos estejam com a biometria. Essa foi a forma que encontramos para compararmos se o usuário que tem utilizado da gratuidade é o mesmo que foi identificado”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB), que apresentou nesta terça-feira (17/07) o novo sistema, nas dependências de um dos carros estacionados na Rodoviária João Setti, no Centro.

Pela gratuidade oferecida, a Prefeitura de São Bernardo paga mensalmente R$ 2 milhões. Ao todo, são realizadas um milhão de viagens com o benefício gratuito por mês.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações