VOLTAR
  • Política

Grupo contra poluição no entorno do Polo Petroquímico Capuava fará ato

Manifestação foi agendada para 25 de março, dia da Greve Global pelo Clima

  • A comissão é integrada pelo vereador Alessandro Guedes (PT/São Paulo), ativistas e moradores de Mauá e Santo André e de bairros da Zona Leste na divisa com o Polo Capuava.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/02/2022
  • Compartilhar:

Manifestação foi agendada para 25 de março, dia da Greve Global pelo Clima

grupo contra poluição no polo

A comissão é integrada pelo vereador Alessandro Guedes (PT/São Paulo), ativistas e moradores de Mauá e Santo André e de bairros da Zona Leste na divisa com o Polo Capuava. Foto: Divulgação

O vereador Alessandro Guedes (PT/São Paulo), vice-presidente da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais na Câmara Municipal da capital paulista, realizou nesta sexta-feira (25/02), uma reunião virtual com alguns integrantes do grupo que compõe a frente de atuação contra os impactos da poluição no entorno do Polo Petroquímico Capuava (Grande ABC). Um ato foi marcado para 25 de março, Dia da Greve Global pelo Clima.

A agenda teve por finalidade tirar encaminhamentos e propor um plano de atuação efetiva. “Atualizamos as informações e discutimos propostas, pois já houve uma segunda audiência pública em dezembro do ano passado na qual cobramos respostas de quais medidas teriam sido tomadas pelos representantes dos órgãos públicos e privados envolvidos com a causa ambiental do Polo” cita o parlamentar.

Tireoidite de Hashimoto

Uma comissão de trabalho foi criada a partir das audiências com o propósito de acompanhar, fiscalizar e propor soluções ao problema gerado pela emissão de gases químicos emitidos por algumas empresas do parque industrial. O vereador ingressou na causa após ter sido procurado por um grupo de moradores dos bairros Parque São Rafael e São Mateus, na Zona Leste, vizinhos ao Polo de Capuava, entre Mauá e Santo André. Na região, existe um alto índice de tireoidite crônica autoimune (Tireoidite de Hashimoto).

É o que apontam os estudos realizados pela mestra e doutora em endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina do ABC Maria Ângela Zaccarelli Marino. A especialista pesquisa o tema há mais de 20 anos, inclusive sobre os males relacionados também à saúde dos animais domésticos da região.

“Definimos a realização de um ato em frente ao Polo Petroquímico Capuava no dia 25 de março, data da Greve Global pelo Clima, com integrantes do grupo de trabalho, ambientalistas e moradores. Também iremos lançar um manifesto pela saúde, emprego e desenvolvimento sustentável e contra a poluição no entorno do Polo e um abaixo-assinado virtual para mobilizar a sociedade”, explica Alessandro Guedes. O parlamentar destaca ainda a agenda que pretende fazer com os secretários de saúde municipal da capital paulista e do estado.

Participaram da reunião dessa sexta-feira os seguintes convidados:
Dra. Maria Ângela Zaccarelli, médica endocrinologista que estuda há mais de 20 anos a alta incidência de casos de tireoidite crônica autoimune em moradores da região; Dr. Fábio Feldmann, ex-deputado federal e ambientalista; Dr. José Luiz Saikali, promotor de Meio Ambiente de Santo André; Dr. Elio Lopes dos Santos, ex-perito do Ministério Público Estadual (MPE), Federal e do Ministério da Saúde; o vereador Ricardo Alvarez (PSOL/Santo André), além de representantes do Movimento Juventude pelo Clima e moradores de Mauá e Santo André e dos bairros Parque São Rafael e São Mateus, na divisa com o Polo de Capuava.